Um levantamento divulgado pelo Índice de Progresso Social (IPS) aponta que Goiânia é a segunda melhor capital do Brasil com a melhor qualidade de vida.
O IPS mede o desempenho das cidades a partir de 53 indicadores, como moradia, qualidade do meio ambiente, saneamento, saúde e bem-estar.
Segunda capital com melhor qualidade de vida
No ranking com as 27 capitais, Goiânia aparece atrás somente de Brasília, no Distrito Federal, nesse quesito.
Conforme o levantamento, a capital goiana conquistou as maiores pontuações nos indicadores de Água e Saneamento (91,88) e Moradia (94,96).
Por outro lado, a cidade teve baixo desempenho em indicadores como Segurança Pessoal (62,25) e Inclusão Social (37,02).
Considerando todos os indicadores avaliados pelo IPS, a nota geral de Goiânia foi de 70,49, à frente de capitais como Florianópolis (69,56) e Curitiba (69,36).
Já analisando todas as cidades brasileiras, não apenas capitais, Goiânia parece na quarta colocação no ranking da melhor qualidade de vida, atrás de Gavião Peixoto (SP), Brasília (DF), São Carlos (SP).
A pesquisa do IPS também levantou as capitais com melhor qualidade em área de meio ambiente. Goiânia ocupa a 11ª colocação, com 71,25, sendo a 669º no ranking nacional.
- Mercado de trabalho: Inscrições abertas para processo seletivo do Governo de Goiás; salários de R$ 6,1 mil
IPS
O Índice de Progresso Social (IPS) mede o desempenho ambiental e social de territórios em países, estados e municípios. A Social Progress Imperative, responsável pela criação do índice, publica anualmente o IPS Global, abrangendo 170 países desde 2014.
Para determinar o IPS, são analisados dados de fontes oficiais e institutos de pesquisa, como o Ministério da Saúde, o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de Mapbiomas, Anatel, CadÚnico e outros.