A dengue tipo 3 voltou a ser registrada em Goiás após 17 anos sem registros da doença, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Os casos foram identificados em três cidades goianas: Anápolis, Goiatuba e Rio Verde. Todos os pacientes já estão curados.
Conforme a SES, os registros em Goiatuba e Rio Verde são de 2024. Já o caso registrado em Anápolis é deste ano, entretanto, o paciente é morador do Mato Grosso e estava momentaneamente na cidade. (Veja nota no final do texto)
Os dados da pasta apontam que, até o momento, o estado conta com um total de 1.905 casos confirmados de dengue e 4.937 notificações da doença, além de seis mortes em investigação.
Dengue tipo 3
Os sintomas da dengue tipo 3 (DENV3), costumam a ser os mesmos para os outros sorotipos (DENV-1, DENV-2 e DENV-4), como:
- Febre alta de início abrupto;
- Dor de cabeça intensa, especialmente atrás dos olhos.
- Dores musculares e nas articulações
- Diarreia
- Náuseas e vômitos
- Dor nas costas
- Manchas vermelhas na pele (exantema).
- Conjuntivite (olhos vermelhos)
A doença se torna preocupante em casos graves, quando o paciente também apresenta sintomas como: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos em cavidades corporais, sangramento de mucosa e hemorragias.
Campanha
O Ministério da Saúde intensificou, nesta semana, uma campanha de conscientização e mobilização para reduzir os casos por dengue, Zika e chikungunya durante o período sazonal no Brasil.
O foco são os estados que apresentam tendência de aumento de casos das arboviroses, como Goiás, Acre, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins e ao Distrito Federal.
Nota da SES
“A Secretaria de estado da Saúde informa que o sorotipo 3 da dengue foi identificado em 3 municípios de Goiás até o momento, sendo Anápolis, Goiatuba e Rio Verde. Nos municípios de Goiatuba e de Rio Verde a identificação foi realizada em 2024 e os pacientes evoluíram para cura.
O único caso identificado em 2025 é do município de Anápolis, no entanto, ele é relativo a um paciente residente estado do Mato Grosso e que estava momentaneamente em Anápolis com a doença. O município fez identificação, coleta, exames e identificou o sorotipo dengue 3, no entanto, o caso é contabilizado para o estado do Mato Grosso, pois a notificação é feita a partir do domicílio de residência, e não de ocorrência.
É importante reforçar que os 3 casos identificados no painel da SES/GO em 2024 são referentes aos municípios de Goiatuba e de Rio Verde e todos evoluíram para cura.”