O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ceasa, em Goiânia, começa a abrir às 4h da manhã a partir desta quarta-feira (21).
O objetivo é atender a demanda das famílias de trabalhadores do centro de abastecimento, que iniciam suas atividades ainda de madrugada.
Cmei Ceasa
O Cmei Ceasa foi inaugurado em 2021 e, atualmente, atende 88 crianças, de 6 meses a 5 anos de idade, em período integral. Inicialmente, 17 crianças serão atendidas neste horário, com previsão de ampliação para até 25.
As crianças serão recebidas por uma professora e duas auxiliares de atividades educativas, em um agrupamento previamente organizado, para participar de atividades de atenção e cuidado pessoal.
De acordo com o prefeito Sandro Mabel, o atendimento pode ser ampliado para mais unidades, conforme necessidade.
“Nos organizamos para receber essas crianças de mães que trabalham na Ceasa e chegam às 4h da manhã, enquanto o Cmei só abria às 7h. Muitas precisavam acomodar as crianças debaixo das bancas para dormir até esse horário. Agora elas estão confortáveis dormindo na sala de sono, vão tomar café e se juntar aos demais. Em outros Cmeis, o horário pode ser expandido conforme a necessidade, permitindo que as mães tenham mais tranquilidade”.
- Mercado de trabalho: HDT abre processo seletivo para pessoas com deficiência com salários de até R$ 11 mil
Vagas
Para garantir vaga em Cmei, é preciso fazer um cadastro no site da Prefeitura de Goiânia. As inscrições podem ser feitas ao longo do ano e os pais podem ficar na lista de espera por uma vaga.
Somente neste ano, quase 3 mil novas vagas foram criadas para o ensino infantil no início do ano. O objetivo da administração municipal é zerar o déficit de vagas ainda neste primeiro semestre.