Devido as fortes chuvas nos últimos dias, o governo de Goiás precisou implementar a operação “Goiás Alerta e Solidário”. Para minimizar os danos, as equipes de emergência estão sendo mobilizadas para garantir segurança e apoio às populações em situação de risco.
Nas últimas semanas, a frequência e a intensidade das chuvas aumentaram, o que resultou no reforço das equipes de atendimento.
Goiás alerta e solidário
Em Planaltina, cidade situada no Entorno do Distrito Federal, as chuvas já superaram 70% da média prevista para janeiro em apenas alguns dias, causando o deslocamento de cerca de 120 moradores na última semana.
“A operação respondeu de forma imediata. Retiramos as famílias, as encaminhamos para abrigos e distribuímos cestas básicas e outros itens de necessidade. Além disso, já tomamos as providências para o decreto de Situação de Emergência, aguardando apenas o reconhecimento federal”, destacou o comandante das Operações da Defesa Civil, Coronel Pedro Carlos Lira.
Na última quinta-feira (16), o secretário da Infraestrutura e presidente da Goinfra, Pedro Sales, também esteve em Planaltina para avaliar as necessidades de infraestrutura e prevenir os danos causados pela erosão das chuvas.
“A Goinfra realizará obras para recompor a galeria pluvial e recuperar o aterro após o fim das chuvas. O investimento será superior a R$ 12 milhões, e será necessário um esforço conjunto entre o Estado e o município para resolver essa questão de forma definitiva”, explicou o secretário.
- Mercado de trabalho: Goiás abre processo seletivo para área do Turismo; salários chegam a R$ 6 mil
Primeira fase da operação
A primeira fase da operação Goiás Alerta e Solidário, iniciada em outubro e concluída em dezembro de 2024, beneficiou mais de 35 mil pessoas em municípios identificados pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) como áreas de alto risco devido às chuvas.
Entre as localidades atendidas estão 82 comunidades tradicionais e assentamentos rurais. No total, cerca de 20 mil famílias em mais de 70 municípios foram beneficiadas.
Além de Planaltina, a operação também registrou importantes ações em Goiânia, Três Ranchos, Itapuranga, Cavalcante e Catalão, com intervenções em alagamentos, resgates e enchentes.