As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), iniciam no dia 4 de fevereiro e encerra no dia 7 de fevereiro.
Nessa etapa, haverá 67 mil vagas disponíveis, sendo 50% reservadas para o Fies Social que atende estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e que estejam inscritos no Cadastro único para Programas Sociais (CadÚnico).
Inscrições no Fies
As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
No dia 18 de fevereiro, será divulgado o resultado da pré-seleção na chamada única, momento que será necessária a complementação da inscrição, podendo ser preenchida dos dias 19 a 21 de fevereiro.
Já os candidatos que não forem pré-selecionado entram automaticamente na lista de espera com base na ordem de classificação. Além disso, ainda haverá novas pré-seleções da lista de espera no período de 25 de fevereiro a 9 de abril.
O Fies é o programa que concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que ainda tenham aderido à política pública.
Neste ano, o MEC informou que oferterá ao todo mais de 112 mil vagas ao longo do ano, sendo 67 mil no primeiro sementes e 45 mil no segundo.
Fies Social
Em 2025, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerá 56 mil vagas com condições especiais para estudantes de baixa renda, o que inclui, entre outras vantagens, o financiamento integral da matrícula. Esse número corresponde a 50% das 112.168 vagas totais disponibilizadas pelo Ministério da Educação para este ano.
Além do financiamento integral da matrícula, o Fies Social conta com cotas para negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, e outros grupos. Segundo dados do ministério, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes foram transferidos do Fies para o Fies Social.