A Marginal Botafogo terá pontos de interdição por 15 dias após os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram Goiânia nesta semana.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), parte da contenção do local desmoronou, causando a interdição para reparos.
O tráfego será desviado em meia pista em dois pontos: na altura da Avenida 88 e no Viaduto Mauro Borges, na Avenida A com a Avenida E, no Jardim Goiás.
O trecho próximo à Avenida 88 já precisou passar por recuperação após fortes chuvas no ano passado. No Viaduto Mauro Borges também há obras de reparos dos danos causados pela chuva.
Pontos de alagamento em Goiânia
As fortes chuvas que vêm atingindo Goiânia trouxeram à tona problemas já enfrentados por décadas na cidade: os alagamentos.
Conforme a Defesa Civil, a cidade tem 126 pontos de alagamentos durante as chuvas. O número representa um aumento de 27,7% em relação a 2023, quando foram identificados 99 locais de acúmulo de água.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, aponta que o número de pontos mapeados pode aumentar, passando dos 130. Ele recomenda que a população evite transitar em momentos de chuvas intensas.
“A Defesa Civil de Goiânia recomenda, dentre outros cuidados, evitar transitar por áreas alagadas e, se possível, permanecer em casa durante as tempestades. Caso esteja na rua e perceba sinais de alagamento, procure abrigo em um local seguro e elevado”, reforça Robledo.
De acordo com o Cimehgo, a combinação de calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, resultando em chuvas irregulares que podem ser volumosas em algumas localidades.
Dados apontam que entre domingo (12) e terça (14), Goiânia registrou 90,5% do volume de chuvas esperado para todo o mês de janeiro.