A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Teatro e Arte-Educação.
No total, são 223 vagas no total, sendo 111 para Teatro e 112 para Arte-Educação. Os cursos são destinados para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos e a adultos acima de 45 anos.
Inscrições para cursos gratuitos no Basileu França
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Escola do Futuro. Para o curso de Teatro, o prazo vai até dia 21 de janeiro, já para Arte-Educação segue até dia 2 de fevereiro.
Na área de teatro, o início das aulas programado para 10 de fevereiro e encerramento em 19 de dezembro de 2025. São disponibilizadas as seguintes vagas:
- Formação Artística Iniciante em Teatro, para candidatos de 9 e 10 anos;
- Formação Artística Intermediária em Teatro, para candidatos de 11 e 12 anos;
- Formação Artística Avançada em Teatro, para candidatos de 13 anos;
- Interpretação Teatral, para candidatos a partir de 14 anos;
- Qualificação Prática de Conjunto para Maiores, para candidatos a partir de 45 anos, no grupo Vai Idade.
Os participantes inscritos passarão por testes de aptidão como etapa do processo seletivo. Para admissão nos cursos de Formação Artística em Teatro e Qualificação Profissional em Interpretação Teatral, serão avaliados critérios como espontaneidade, capacidade de improvisação, interação corporal e expressividade vocal ativa e criativa, tanto em apresentações individuais quanto em grupo. Há vagas disponíveis para os três turnos.
Já para os cursos de Arte-Educação serão 15 turmas de Móbile da Imaginação e Novelo das Artes, voltadas para crianças de 5 a 8 anos com turmas nos períodos matutino e vespertino. As aulas começam no dia 3 de fevereiro, com encerramento em 19 de dezembro. As crianças terão aulas de teatro, artes visuais, música, circo, danças clássicas e danças urbanas.
Conforme previsto no edital, 60% das vagas são destinadas prioritariamente destinadas a estudantes provenientes de escolas públicas, com renda familiar de até um salário-mínimo e meio, e/ou que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, assim como para estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista ou transtornos globais do desenvolvimento.
Para comprovar a condição de vulnerabilidade social, os candidatos devem apresentar documentação de cadastro no CadÚnico. Caso o percentual de 60% das vagas não seja preenchido, elas serão disponibilizadas à comunidade em geral, sendo ocupadas conforme a ordem de inscrição.