Ao menos 120 pessoas ficaram desalojadas após uma tempestade que caiu na tarde desta terça-feira (14) em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal (DF).
Durante a forte chuva, ao menos 30 residências ficaram alagadas e os moradores precisaram ser resgatados, segundo o Corpo de Bombeiros.
O prefeito Delegado Cristiomário (PP) decretou situação de emergência no município devido as chuvas intensas.
Pessoas desalojadas após tempestade
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), foram registrados 128,6 milímetros (mm) de chuva na cidade na terça (14), mas o previsto era de 60 mm, ou seja, mais que o dobro.
Devido ao alto volume de água, pessoas e animais domésticos ficaram ilhados e foram resgatados com auxílio de bote. Conforme os bombeiros, as famílias estão sendo inscritas no ‘cadastro de áreas de risco’, que mapeia quantas pessoas foram atingidas.
Conforme a comandante dos bombeiros do município, Major Gyovana da Cruz, algumas casas foram comprometidas, com rachaduras e solo cedendo. Até o momento, não há previsão para retorno das famílias às casas.
A Prefeitura de Planaltina infirmou que o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Secretaria de Desenvolvimento Social e outros órgãos municipais e estaduais “estão mobilizados para atender as ocorrências, prestar apoio às famílias afetadas e executar medidas emergenciais”.
Além disso, afirmou que está avaliando os danos para implementar ações para prevenção de novos alagamentos. A administração também disponibilizou alojamento para as famílias afetadas, mas que, até o momento, estão na casa de parentes.
Íntegra da nota da Prefeitura de Planaltina
“A Prefeitura de Planaltina Goiás informa que está acompanhando de perto os impactos causados pelas fortes chuvas registradas na manhã de ontem (14), que resultaram em alagamentos em diversas áreas do município. Em virtude da gravidade da situação e com base no alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o prefeito Delegado Cristiomário decretou situação de emergência para agilizar as ações de resposta e assistência à população.
Destacamos que o presidente da Goinfra (Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes), Pedro Sales, está em Planaltina acompanhando de perto a situação e trabalhando em conjunto com a administração municipal.
O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Secretaria de Desenvolvimento Social e outros órgãos municipais e estaduais estão mobilizados para atender as ocorrências, prestar apoio às famílias afetadas e executar medidas emergenciais. Equipes técnicas continuam avaliando os danos para implementar ações de contenção e prevenção de novos alagamentos.
Reforçamos nosso compromisso com a população e solicitamos que todos sigam as orientações dos órgãos competentes. Em caso de emergência, entre em contato pelos números oficiais disponíveis.
Seguiremos monitorando o cenário e mantendo a comunidade informada sobre as medidas tomadas.”