O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (9) a instalação do Centro de Operações de Emergência (COE) para dengue.
A medida tem como objetivo antecipar o período sazonal da dengue para adequar as redes saúde, evitando assim o aumento de casos e de óbitos.
Período sazonal da dengue
Conforme a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ideia ainda é de coordenar o planejamento com os estados, municípios, pesquisadores e instituições científicas.
Sendo assim, o lançamento de um novo Plano de Contingência Nacional irá abranger as arboviroses como a Dengue, Chikungunya e Zika.
Como meio de evitar o contágio, a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, informou que a pasta já adquiriu todo o estoque de vacinas contra a dengue disponibilizado pelo fabricante para 2025, sendo ao todo, 95 milhões de doses.
Com base na secretária, o governo ainda pretende intensificar a imunização contra a dentre entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos neste ano.
Epidemia de dengue em 2024
Somente em 2024, o Brasil registrou 6,4 milhões de casos prováveis de dengue e 6 mil óbitos. Conforme o Painel do Monitoramento das Arboviroses, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue até o dia 7 de outubro de 2024.
Mediante ao cenário, o governo recomenda algumas ações a gestores locais diante do aumento das arboviroses
- Notificação e monitoramento: casos suspeitos de dengue e chikungunya devem ser notificados imediatamente, e dados inseridos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)
- Investigação de óbitos: óbitos suspeitos devem ser investigados com prioridade para reorganizar fluxos de atendimento e evitar novas fatalidades
- Estratégias de controle vetorial: realizar visitas domiciliares, eliminação de criadouros, borrifação residual em áreas de grande circulação e bloqueio da transmissão diante de notificações iniciais
- Organização dos serviços de saúde: ampliar horários de atendimento, organizar a atenção básica para manejo de casos leves e garantir leitos para casos graves
- Capacitação profissional: atualizar equipes para diagnóstico e manejo clínico de arboviroses