O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou nesta terça-feira (7) uma série de medidas para ampliar o atendimento na educação, especialmente na área infantil.
Uma das medidas é a criação de 10 mil novas vagas até junho de 2025. Conforme a prefeitura, pelo menos 5 mil delas estarão disponíveis nos primeiros 100 dias da gestão de Mabel.
Outra iniciativa é a adaptação dos horários de funcionamento de algumas unidades educacionais, com objetivo de atender mas mães trabalhadoras.
Um exemplo é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da região do Ceasa, que terá horários ajustados para atender mães que começam a trabalhar de madrugada.
“As mães que saem às 4h ou 5h da manhã precisam de um horário diferenciado. Estamos ajustando o atendimento para melhor atender essa necessidade”, disse o prefeito.
Além disso, a prefeitura também deve reestruturar o quadro de profissionais, reintegrando os professores às salas de aula e revisando as licenças médicas.
A secretária de Educação, Giselle Faria também anunciou um novo sistema de georreferenciamento que alinha as vagas à localização das famílias, reduzindo deslocamentos.
O sistema considerará não apenas o endereço residencial, mas também preferências, como proximidade ao trabalho ou acesso fácil por transporte público.
Solicitação de vagas em CMEIs em Goiânia
As solicitações de vaga já podem ser realizadas pelo site da SME. A pré-matrícula é uma etapa posterior ao Cadastro Antecipado, que deve ser feito exclusivamente on-line. Apenas os pais ou responsáveis que concluíram o cadastro poderão solicitar a vaga.
Após confirmar o cadastro, será gerado um recibo em PDF, que pode ser salvo ou impresso. Em seguida, os documentos da criança devem ser levados à unidade de ensino escolhida para validar a matrícula.