O Ministério da Saúde informou que está monitorando o surto de metapneumovírus humano (HPV) que foi registrado ao longo das últimas semanas na China.
Conforme o ministério, o vírus ocasiona uma série de infecções respiratórias, principalmente em crianças.
Vírus respiratório na China
Segundo o ministério, as últimas atualizações sobre vigilância feitas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China indicam que a intensidade e a quantidade de infecções respiratórias observadas nas últimas semanas foram menores do que no mesmo período do ano passado.
“No entanto, houve um aumento nos casos de infecções respiratórias agudas, como gripe sazonal, metapneumovírus humano (HMPV), rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros, especialmente nas regiões do norte da China”, informou o ministério.
A pasta reiterou a importância da vacinação como forma de prevenção contra infecções respiratórias, incluindo covid-19 e gripe, especialmente entre grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.
De acordo com o ministério, as vacinas contra a covid-19 e a gripe continuam eficazes para prevenir formas graves dessas doenças, reduzindo o número de hospitalizações e óbitos causados pelas variantes em circulação.
Vírus HMPV
O HMPV é um vírus respiratório que afeta as vias respiratórias superiores e inferiores. Foi identificado no Brasil pela primeira vez em 2004 e desde a época está sendo monitorado como parte das atividades de vigilância epidemiológica do ministério, que inclui a coleta e análise de dados sobre doenças respiratórias.
A vigilância do HMPV é realizada por meio do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep), com a identificação de casos a partir de dados coletados pelos núcleos hospitalares de epidemiologia, que monitoram a circulação de diversos patógenos respiratórios no país.