Foi lançado nesta quinta-feira (2), pelo prefeito Sandro Mabel, o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, com implantação de corredor piloto na Avenida Jamel Cecílio, em Goiânia.
A iniciativa faz parte de um conjunto de intervenções para melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte coletivo em Goiânia.
Programa de Desobstrução de Vias Arteriais
O plano prevê a ampliação para 250 quilômetros de vias ao longo de um período de 18 meses. Nos primeiros 100 dias, a administração municipal planejou liberar 100 quilômetros de vias em 10 corredores prioritários, incluindo importantes avenidas como 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10.
A Avenida Jamel Cecílio foi definida como o ponto inicial das intervenções devido ao intenso tráfego e à sua importância estratégica, ligando o Shopping Flamboyant à Avenida 85.
De acordo com o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, o planejamento inclui intervenções em vias prioritárias nos três meses de governo.
“Escolhemos os corredores com maior fluxo com base na hierarquia viária. Estudos indicam que a velocidade média no corredor Jamel Cecílio é de apenas 15,2 km/h nos horários de pico, o que exige ações imediatas”, destacou.
Com as mudanças, a expectativa é reduzir os congestionamentos em 30% e aumentar a velocidade média para 20 km/h.
As intervenções na Avenida Jamel Cecílio contemplam 14 trechos e entre as medidas estão a implantação de uma terceira faixa, ajustes na geometria viária, reprogramação dos tempos semafóricos, restrição de estacionamentos, sinalização para conversões livres à direita, modernização da sinalização horizontal e vertical, e remoção de semáforos redundantes e obstáculos, como caçambas e tachões.
Além disso, a partir da próxima segunda-feira (6) deve começar a valer a medida que permite a utilização dos corredores de ônibus por motociclistas em alguns pontos da cidade.
Também está prevista para os próximos meses a implementação de mais conversões livres à direita.