Um acidente aéreo deixou mais de 170 mortos na Coreia do Sul na manhã deste domingo (29). O voo partiu de Bangkok, na Tailândia.
Segundo autoridades locais, o avião saiu da pista no momento do pouso, bateu contra um muro e explodiu no Aeroporto Internacional de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul.
A aeronave, um Boeing 737-800 da Jeju Air, modelo comercial amplamente utilizado em todo o mundo, transportava 181 pessoas, sendo 175 passageiros e seis tripulantes.
Segundo o Corpo de Bombeiros local, dois membros da tripulação, um homem e uma mulher, foram resgatados com vida. Ainda não se sabe sobre seus estados de saúde.
As identidades das vítimas não haviam sido divulgadas até a última atualização desta reportagem.
Até o momento, nenhuma causa foi confirmada, mas o serviço de bombeiros diz acreditar que uma colisão com pássaros e o mau tempo podem ter contribuído para o acidente.
No total, mais de 1.500 equipes de emergência foram enviadas para o local para auxiliar no resgate das vítimas. Após o acidente, todos os voos no terminal de Muan foram cancelados.
O presidente interino Choi Sang-mok expressou solidariedade às vítimas e instruiu o governo a utilizar todos os equipamentos e pessoal disponíveis no resgate das vítimas.
“Temos uma situação grave em que ocorreu uma grande perda de vidas depois que um avião saiu da pista no aeroporto de Muan. Expresso minhas mais profundas condolências às muitas vítimas do incidente. Farei tudo o que puder para que os feridos se recuperem rapidamente.”
Vídeo mostra acidente aéreo na Coreia do Sul
Ver essa foto no Instagram
Histórico de acidentes
O acidente registrado na noite de sábado (28), já manhã de domingo no horário local, é o mais fatal registrado em solo sul-coreano desde 1997, quando a queda de um avião Korean Air Lines, em Guam, matou 228 pessoas.
O incidente ocorrido nesta manhã é considerado raro na Coreia do Sul, um país que possui um histórico positivo em relação à segurança aérea nos últimos anos. Este parece ser o primeiro acidente fatal registrado pela Jeju Air em quase duas décadas de operação.