A semana do Natal deve ser marcada por instabilidades no clima, com possibilidade de chuvas intensas e risco de tempestade em diversas regiões de Goiás.
A previsão indica que as chuvas podem estar acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas, apesar disso, o sol ainda pode aparecer em alguns momentos do dia.
A instabilidade climática será ocasionada pela formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se estende desde a região amazônica até o oceano Atlântico, passando pela faixa central do País.
Previsão do tempo na semana do natal
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as regiões oeste, norte e leste de Goiás devem concentrar os maiores volumes de chuva na véspera do natal, totalizando 50 milímetros (mm).
Já durante o natal, a região leste deve concentrar o maior volume, na cidade de Luziânia, também com 50mm. A capital goiana deve registrar 35 mm, tanto na véspera quanto no natal.
Mesmo com a previsão de chuva, as temperaturas devem permanecer elevadas. Em Goiânia, a variação fica entre 19º e 31ºC. Entretanto, outras cidades podem ter temperaturas maiores, como Aruanã, que pode chegar a 33ºC.
Véspera de Natal:
- Região oeste (Iporá) – 50 mm
- Região norte (Porangatu) – 50 mm
- Região leste (Luziânia) – 50 mm
- Região sudoeste (Lagoa Santa) – 30 mm
- Região sul (Caldas Novas) – 30 mm
- Região central (Goiânia) – 35 mm
Natal:
- Região oeste (Iporá) – 35 mm
- Região norte (Porangatu) – 30 mm
- Região leste (Luziânia) – 50 mm
- Região sudoeste (Lagoa Santa) – 30 mm
- Região sul (Caldas Novas) – 30 mm
- Região central (Goiânia) – 35 mm
A orientação é para que a população esteja atenta às condições climáticas e tome precauções para evitar danos durante o período de instabilidade.