Os bombeiros resgataram na tarde desse domingo (22) um idoso, de 79 anos, que caiu em uma cisterna de aproximadamente 7 metros no momento em que realizava uma capina, em Quirinópolis.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO), o acidente ocorreu na última quarta-feira (18) e desde então os familiares estavam a procura pelo idoso.
Idoso resgatado de cisterna
Com base nos militares, o idoso havia informado aos familiares que iria fazer uma capina no terreno de um amigo e depois seguiria para sua propriedade e só no domingo retornaria para cidade.
Como ele não chegou no domingo pela manhã, os familiares foram até às duas propriedades e encontraram primeiramente os pertences do idoso e logo após, a vítima, em uma cisterna de profundidade aproximada de 7 metros, sendo 1,7 m de água.
Após isso, acionaram o Corpo de Bombeiros, que realizaram o resgate, utilizando técnicas de salvamento terrestre.
“Ao ser retirado de dentro da cisterna, ele recebeu os primeiros cuidados da nossa equipe de resgate e foi encaminhado para o hospital municipal de Quirinópolis”, informou o Sargento Leonardo Lacerda Tiago.
Cuidados redobrados com cisternas
Os cuidados para quem possui cisterna devem ser redobrados no momento da limpeza. Sendo assim, é crucial que utilize botas e luvas e nunca faça a limpeza sozinho.
Já que a cisterna é um ambiente fechado, o ideal é que estejam duas pessoas, uma do lado de fora, para auxiliar a outra em caso de acidentes.
Em caso de acidentes, a principal orientação é acionar o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate o mais rápido possível.