Um levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur) nessa quarta-feira (18) apontou que Goiás possui quatro municípios na principal categoria do ranking que mede o fluxo turístico em todo o Brasil
Com base na pesquisa, os destinos turísticos goianos dividem espaço na categoria A com outros locais consagrados no cenário nacional, como Campos do Jordão (SP), Porto Seguro (BA) e Gramado (RS).
Cidades turísticas de Goiás
Dentre as cidades em Goiás que apontam destaque estão Caldas Novas, Rio Quente, Goiânia e Pirenópolis.
A cidade de Pirenópolis voltou a integrar a categoria A do levantamento, realizado com base em todos os municípios brasileiros que integram o Mapa do Turismo. Atualmente, Goiás possui 91 municípios cadastrados formalmente no Mapa do Turismo. Do total, 40,7% estão distribuídos nas principais categorias, sendo: 4,4% na categoria A; 16,5% na B; 19,8% na C; e 59,3% na categoria D.
“Temos um grande desafio pela frente, que é o de formalizar os profissionais que lidam diretamente com o turismo, e que fazem com que pouco mais da metade dos nossos destinos figurem na categoria D. Mesmo assim, temos que celebrar os avanços conquistados pelos demais municípios, que estão galgando melhorias neste quesito, e estão ampliando a participação da receita local com o turismo. Ver Pirenópolis alcançado a principal categoria é motivo de muita alegria”, destaca o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Os índices de fluxo de turistas e de empregos formais gerados utilizados no mapeamento do Ministério do Turismo foram levantados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e correspondem ao período de 2021.
Com base neste levantamento, os quatro municípios goianos que integram a principal categoria disponibilizavam na época 276 estabelecimentos de hospedagem (hotéis e pousadas), que geraram mais de 6 mil empregos diretos e contribuíram com os cofres públicos ao arrecadarem mais de R$11 milhões em impostos.
Além disso, um dado relevante da pesquisa é que Rio Quente, com apenas três estabelecimentos hoteleiros registrados foi responsável por arrecadar sozinha R$5,1 milhões em tributos e gerar quase dois mil empregos formais.
Âmbito nacional
Já em âmbito nacional, a pesquisa mostrou que houve um aumento de 151% no número dos municípios que passaram a integrar a categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro, evidenciando que em todo o país têm sido registrados avanços no setor.
Por sua vez, o mapeamento permite ao poder público identificar pontos que merecem mais atenção para a promoção de políticas públicas, e entender melhor sobre o impacto econômico do segmento turístico em todo o Brasil, principalmente regionalmente.