Labioplastia é um procedimento cirúrgico para reduzir ou aumentar o tamanho dos seus lábios. As pessoas geralmente fazem esse procedimento para reduzir o desconforto físico ou como parte de uma cirurgia de afirmação de gênero.
Às vezes, você pode querer por razões estéticas, mas há uma ampla gama de lábios normais. Os lábios de cada pessoa são únicos e não há uma maneira ideal ou “normal” para eles parecerem.
Seus lábios são as dobras de pele ao redor da abertura da vagina. Você tem duas dobras de pele ali. As dobras externas são chamadas de lábios maiores, o que significa lábios grandes. Essas são as dobras carnudas maiores que protegem seus órgãos genitais externos. Eles são cobertos com pelos pubianos após a puberdade.
As dobras internas são chamadas de lábios menores, o que significa lábios pequenos. Essas dobras de pele protegem a abertura da uretra (onde seu xixi sai do seu corpo) e da vagina.
Durante uma labioplastia e dependendo do motivo pelo qual você a está realizando, seu cirurgião:
- Remove um pouco de tecido dos seus lábios para reduzir seu tamanho.
- Injeta um material de preenchimento ou gordura nos lábios para aumentá-los.
- Reconstrói seus lábios a partir de outros tecidos.
Por que alguém faria uma labioplastia?
Há razões médicas para a labioplastia. Há também razões físicas, cosméticas e emocionais. Às vezes, a labioplastia é parte da cirurgia de afirmação de gênero.
Razões médicas e físicas
- Para reduzir o tamanho dos seus lábios menores para que eles não se projetem além das bordas dos lábios maiores. O excesso de tecido labial pode torcer, virar, ser comprimido ou puxado, e causar desconforto físico e irritação durante exercícios, atividades físicas (como andar de bicicleta ou correr) e relações sexuais.
- Para melhorar a higiene e a saúde, pois o excesso de tecido pode dificultar a limpeza e pode abrigar bactérias que podem causar infecções do trato urinário (ITUs).
Razões cosméticas e emocionais
- Para reduzir a assimetria (formato irregular) dos pequenos ou grandes lábios quando um lado é mais longo ou tem formato diferente.
- Para melhorar o conforto, a confiança e o bem-estar sexual sobre a aparência de sua genitália durante o contato íntimo. Tenha em mente que as pessoas têm uma variedade de tamanhos e formatos de lábios, e não há aparência labial que seja considerada normal.
Cirurgia de afirmação de gênero
Se a cirurgia for parte de um processo de afirmação de gênero , seu cirurgião pode criar lábios usando tecido genital existente. Você também pode fazer labioplastia antes ou depois de outras cirurgias de reconstrução.
O que faz com que o lábio fique grande demais?
- A puberdade pode causar um surto de crescimento nos seus lábios vaginais.
- A menopausa ou outras alterações hormonais podem afinar o tecido dos seus grandes lábios.
- Gravidez e parto.
- Mudanças no seu peso.
- Genética.
Qual é a idade média para a labioplastia?
A maioria das pessoas que fazem labioplastia têm entre 18 e 50 anos. Mas, como seus lábios podem esticar durante a gravidez e o parto, você pode querer esperar até terminar de aumentar sua família. Uma criança pode fazer labioplastia, mas apenas para corrigir problemas relacionados à função e atividade diárias.
O que acontece antes da cirurgia?
Primeiro, você e seu cirurgião discutirão por que você quer se submeter à labioplastia. Vocês discutirão suas expectativas e objetivos, bem como os riscos da cirurgia. Eles conduzirão um exame psicológico e perguntaram sobre depressão e ansiedade.
Em seguida, o cirurgião explicará os detalhes da cirurgia, incluindo onde serão feitas as incisões e o que esperar em relação às mudanças no tamanho e no formato dos seus lábios.
Você pode passar por exames pré-cirúrgicos, incluindo exames de sangue, urinálise e raio-X de tórax. Sua equipe cirúrgica também lhe dará instruções sobre:
- O que vestir para o seu procedimento.
- Quando parar de comer e beber.
- Quando ajustar ou interromper temporariamente certos medicamentos.
Eles também lhe darão outras informações sobre como se preparar para a cirurgia.
O que acontece no dia da cirurgia?
Você vai trocar de roupa para um avental cirúrgico. Um profissional de saúde vai medir seus sinais vitais (temperatura, pulso, pressão arterial, nível de oxigênio e frequência respiratória). Você pode fazer alguns exames de sangue e urinálise novamente. Eles vão colocar uma linha intravenosa (IV) em seu braço ou mão, e podem colocar um cateter urinário em sua uretra.
Em seguida, seu provedor limpará seus lábios e a pele ao redor deles e raspará sua área púbica, se necessário. Então, eles começarão a anestesia. Você pode ter sedação intravenosa com anestesia local ou anestesia geral, dependendo do seu procedimento.
Seu provedor discutirá qual tipo de anestesia é melhor para você durante o estágio de planejamento da sua cirurgia.
Seu provedor escolhe a técnica cirúrgica de acordo com como seus lábios (lábios maiores e/ou lábios menores) serão redimensionados ou remodelados. Eles geralmente realizam essa cirurgia com um bisturi, tesoura ou laser.
Procedimentos de redução
Existem duas abordagens gerais para reduzir seus lábios (pequenos lábios e/ou grandes lábios):
- Procedimento de corte. Com essa abordagem, seu cirurgião remove o excesso de tecido da borda externa de um ou ambos os lados dos seus lábios menores para que eles fiquem nivelados com ou dentro das bordas dos seus lábios maiores.
- Procedimento em cunha. Com essa abordagem, seu cirurgião remove um pedaço de tecido em forma de cunha ou torta das áreas internas de um ou ambos os lados dos seus lábios menores. Eles deixam a submucosa intacta para que a borda enrugada dos seus lábios permaneça intacta após a costura (sutura). Isso mantém uma aparência mais natural para seus lábios menores. Da mesma forma, se você estiver fazendo uma cirurgia para reduzir seus lábios maiores, seu cirurgião remove uma porção interna de cada lábio dos seus lábios maiores.
Seu cirurgião pode ter outras abordagens preferidas dependendo de sua expertise cirúrgica ou do resultado desejado. Você e seu cirurgião trabalharão juntos para escolher a melhor abordagem cirúrgica para atender seus objetivos e preocupações.
Procedimento de ampliação
Para aumentar seus grandes lábios, seu cirurgião pega uma pequena quantidade de gordura de outra área do corpo, como seu abdômen ou coxa (em um procedimento de lipoaspiração) e a injeta em seus grandes lábios. Injetar ácido hialurônico em seus grandes lábios é uma opção alternativa.
Cirurgia de afirmação de gênero
Seu cirurgião pode usar tecido do pênis para criar seus lábios. A labioplastia é um passo em todo o processo de cirurgia reconstrutiva de afirmação de gênero.
Todas as incisões nos procedimentos descritos acima são fechadas com pontos absorvíveis (suturas) que se dissolvem por si só ao longo do tempo. Finalmente, seu cirurgião cobre o local com um curativo cirúrgico.
Dra. Adriana Lembi esclarece as principais dúvidas sobre Labioplastia
Quanto tempo dura a labioplastia?
A labioplastia é um procedimento ambulatorial. A labioplastia normalmente leva menos de duas horas. A cirurgia de afirmação de gênero requer mais tempo.
O que acontece depois da labioplastia?
Após a cirurgia, seu provedor removerá seu cateter urinário (se você tiver um) e você ficará mais alerta conforme o efeito da anestesia passar. Sua equipe de saúde verificará se você está sangrando mais do que o esperado. Antes de receber alta, seus provedores lhe darão instruções sobre como cuidar de sua ferida enquanto ela cicatriza. Eles também discutirão o controle da dor, restrições de atividades e consultas de acompanhamento.
Quais são os riscos e complicações da cirurgia dos lábios vaginais?
As complicações são pouco frequentes, mas podem incluir:
- Remover muito tecido ou pouco tecido
- Sangramento
- Hematoma
- Infecção
- Desintegração da ferida
- Cicatrizes
- Dor contínua, dor durante o sexo ou perda de sensibilidade
A labioplastia é realmente dolorosa?
Você terá algum inchaço, desconforto e dor, mas geralmente é fácil de controlar com medicamentos de venda livre (OTC) — como paracetamol (Tylenol®) — ou com medicamentos prescritos por um dia ou mais.
Se o seu desconforto não for bem controlado com os medicamentos recomendados, entre em contato com seu cirurgião. Remédios caseiros — como uma compressa fria ou bolsa de gelo — também são úteis. Aplique uma bolsa de gelo na área operada (em cima de uma roupa íntima de pano) em um cronograma de 20 minutos ligado/20 minutos desligado para reduzir a dor e o inchaço. A maioria das pessoas relata apenas dor leve ou sensibilidade por alguns dias.
Sua equipe de saúde pode prescrever um antibiótico oral ou tópico para aplicar na ferida cirúrgica para prevenir infecções.
Use calças e roupas íntimas largas durante o período de cicatrização. Roupas ou roupas íntimas apertadas podem causar fricção contra a ferida e impedir ou atrasar a cicatrização.
Como devo lavar a área dos meus lábios vaginais após a cirurgia?
Use somente água morna (sem sabão) para lavar seu ferimento. Seque a área delicadamente após urinar; não esfregue a área cirúrgica.
Seu cirurgião pode prescrever medicamentos ou recomendar uma dieta para prevenir a constipação, para que você não faça esforço, o que poderia esticar ou romper os pontos.
Siga todas as instruções pós-operatórias do seu médico sobre:
- Xixi e cocô
Manter a área cirúrgica limpa e livre de bactérias
Permitindo que a área cirúrgica cicatrize
Quando posso retornar ao trabalho, à atividade física e à atividade sexual?
Você deve conseguir retornar ao trabalho e outras atividades leves após alguns dias. Mas se seu trabalho envolve atividade física ou levantamento de peso, você pode precisar ficar em casa por mais tempo. Você deve evitar o seguinte por quatro a seis semanas ou até que seu cirurgião libere:
- Exercício extenuante
- Atividades físicas como ciclismo, corrida e natação
- Intimidade sexual
- Retornar a essas atividades muito cedo pode pressionar a ferida, romper pontos e atrasar a cicatrização
Quanto tempo duram os resultados da labioplastia?
A labioplastia realizada como uma cirurgia de redução deve ser um procedimento único e duradouro. A menos que complicações se desenvolvam, você pode nunca mais precisar dessa cirurgia. A labioplastia de realce com injeções de gordura ou preenchimentos pode precisar de “retoques” adicionais ao longo do tempo.
Você deve saber que escolher ter filhos após o procedimento pode afetar sua labioplastia. Muitas pessoas escolhem esperar para fazer a labioplastia até que tenham completado suas famílias.
A labioplastia aumenta o prazer?
Embora algumas pessoas pensem que a labioplastia pode melhorar a satisfação sexual, há evidências limitadas para apoiar isso. Pesquisas sugerem nenhuma mudança significativa na sensação, lubrificação ou orgasmo. Mas a labioplastia pode diminuir a dor associada ao sexo para algumas pessoas, o que pode aumentar seu prazer sexual. Além disso, mudanças na autoestima e satisfação com a aparência de seus órgãos genitais podem impactar positivamente suas experiências sexuais.
Se você se incomoda com a aparência dos seus lábios ou sente desconforto ao usar roupas apertadas, realizar certos exercícios ou ter relações sexuais, a labioplastia pode ser uma opção a ser considerada. Se você estiver passando por uma cirurgia de afirmação de gênero, a labioplastia faz parte do processo de reconstrução cirúrgica.
Falar sobre sua genitália pode ser desconfortável. Saiba que seu cirurgião está aqui para apoiá-la por todos os motivos pelos quais você pode estar considerando a labioplastia. Não hesite em discutir seus objetivos e preocupações com seu cirurgião.
Seu cirurgião ouvirá você, fornecerá detalhes extensos sobre como ele realizará o procedimento e quais resultados esperar, e responderá a todas as suas perguntas.
Recupere sua confiança e bem-estar! Descubra tudo sobre labioplastia com a Dra. Adriana Lembi em Belo Horizonte. Acesse: https://adrianalembi.com.br/ninfoplastia-bh/ para esclarecer suas dúvidas e agendar uma consulta.