Com o início das férias escolares, a programação para curtir o fim de ano inicia em vários locais. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), emitiu algumas dicas para um trajeto mais seguro nas estradas com trânsito intenso, longas filas e pessoas apressadas para chegar ao local de destino.
Com base na secretaria, durante o percurso é fundamental que o motorista observe os demais veículos e mantenha atenção aos pedestres, ciclistas, à sinalização e ao tráfego em geral.
Dicas para uma viagem de férias segura
Dentre os quesitos básicos e muito importante, está a de respeitar a sinalização, manter uma distância segura, ultrapassar apenas quando houver total segurança e evitar acelerar em situações de chuva ou quando houver acúmulo de água na pista.
De acordo com os dados da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS),o aumento de 1% na velocidade média pode produzir um crescimento de 4% no risco de acidente com morte e de 3% no risco de ocorrências graves. Sendo assim, a velocidade excessiva é a principal causa de acidentes, mortes e da gravidade do sinistro.
Para se ter um trânsito seguro, é necessário ser um condutor consciente e prudente, não ultrapassar a velocidade máxima permitida da via, não dirigir sob efeito de álcool e respeitar as sinalizações.
Confirma mais dicas
- Faça revisão do veículo: itens de segurança devem estar em perfeito estado: pneus, freios, faróis, setas, limpador de para-brisa, dentre outros.
- Mantenha o nível de combustível sempre acima da metade do tanque
- Pesquise a sua rota antes de dar a partida
- Se beber, não dirija.
- Use o cinto de segurança.
- Crianças devem usar cadeirinhas de acordo com a idade e peso.
- Respeite a sinalização da via. Ela existe para garantir sua segurança.
- Não faça ultrapassagens proibidas. Quando permitidas, observe o trânsito e tome os devidos cuidados para fazê-las sem riscos.
- Quando usar o ar condicionado, abra as janelas a cada uma ou duas horas para circular o ar dentro da cabine. Essa ação contribui para manter o motorista em alerta.
- Mantenha distância dos veículos, tanto em momentos de trânsito fluido, quanto nos congestionamentos.
- Se o passeio foi longo, vale a pena combinar com outro passageiro para revezar na direção. Para aqueles que vão apenas para curtir a carona, o dever é não distrair o motorista da rodada e até mesmo ajudar a mantê-lo acordado
- Uma boa viagem não se resume em menor tempo de percurso, mas sim em como o trajeto será feito. Adotar cuidados básicos pode proteger a vida da sua família.