A cirurgia de implante dentário substitui as raízes dos dentes por pinos de metal, semelhantes a parafusos, e substitui dentes danificados ou ausentes por dentes artificiais que parecem e funcionam muito como os reais.
A cirurgia de implante dentário pode ser uma escolha útil quando dentaduras ou pontes se encaixam mal. Esta cirurgia também pode ser uma opção quando não há raízes de dentes naturais suficientes para suportar dentaduras ou construir pontes de substituição de dentes.
O tipo de implante e a condição do maxilar orientam como a cirurgia de implante dentário é feita. Essa cirurgia pode envolver vários procedimentos. O principal benefício dos implantes é o suporte sólido para os novos dentes — um processo que requer que o osso cicatrize firmemente ao redor do implante. Como essa cicatrização óssea requer tempo, o processo pode levar muitos meses.
O que são implantes dentários? Como funciona?
Os implantes dentários são colocados cirurgicamente no seu maxilar e servem como raízes de dentes perdidos. Como o titânio nos implantes se funde com o seu maxilar, os implantes não escorregam, não fazem barulho nem causam danos ósseos como pontes fixas ou dentaduras podem causar. E os materiais não podem apodrecer como seus próprios dentes.
Os implantes dentários podem ser adequados para você se você:
- Tem um ou mais dentes faltando.
- Tenha um maxilar que atingiu o crescimento máximo.
- Ter osso suficiente para fixar os implantes ou poder receber um enxerto ósseo.
- Tenha tecidos saudáveis na boca.
- Não tenha problemas de saúde que possam afetar a consolidação óssea.
- Não consegue ou não quer usar dentaduras.
- Quer melhorar sua fala.
- Estão dispostos a se comprometer com vários meses no processo.
- Não fume tabaco.
Qual o perigo do implante dentário?
Como qualquer cirurgia, a cirurgia de implante dentário apresenta alguns riscos à saúde. Esses riscos são pequenos, e geralmente são menores e facilmente tratados quando ocorrem.
Os riscos incluem:
- Infecção no local do implante.
- Lesão ou dano às estruturas circundantes, como outros dentes ou vasos sanguíneos.
- Danos nos nervos, que podem causar dor, dormência ou formigamento nos dentes naturais, gengivas, lábios ou queixo.
- Problemas nos seios da face, se implantes dentários colocados no maxilar superior penetrarem em uma das cavidades dos seios da face.
Como você se prepara
O processo de planejamento de implantes dentários pode envolver vários especialistas, incluindo:
- Um cirurgião oral e maxilofacial, que é um profissional de saúde especializado em condições da boca, mandíbula e rosto.
- Um periodontista, que é um dentista especializado no tratamento de estruturas que dão suporte aos dentes, como gengivas e ossos.
- Um protesista, que é um dentista que projeta e adapta dentes artificiais.
- Um especialista em otorrinolaringologia.
Como os implantes dentários exigem um ou mais procedimentos cirúrgicos, para se preparar para o processo você provavelmente receberá:
- Exame odontológico completo. Você pode ter raios-X dentários e imagens 3D tiradas. Além disso, modelos podem ser feitos de seus dentes e maxilar.
- Revisão do seu histórico médico. Informe ao seu profissional de saúde sobre quaisquer condições médicas e quaisquer medicamentos que você toma, incluindo medicamentos prescritos, medicamentos disponíveis sem receita e suplementos. Se você tem certas condições cardíacas ou implantes ósseos ou articulares, seu profissional de saúde pode prescrever antibióticos antes da cirurgia para ajudar a prevenir infecções.
- Plano de tratamento. Este plano é feito especialmente para você. Ele considera quantos dentes precisam ser substituídos e a condição do seu maxilar e dos dentes restantes.
Para controlar a dor, as opções de anestesia durante a cirurgia podem incluir:
- Anestesia local, na qual a área trabalhada é anestesiada.
- Sedação, que ajuda você a se sentir calmo ou menos ansioso.
- Anestesia geral, na qual você fica em um estado semelhante ao sono.
Converse com seu especialista odontológico sobre qual opção é melhor para você. Dependendo do tipo de anestesia que você tem, pode ser necessário limitar o que você come ou bebe antes da cirurgia. Se você estiver sob sedação ou anestesia geral, planeje que alguém o leve para casa após a cirurgia. Além disso, espere descansar até o fim do dia.
O que você pode esperar de um Implante dentário em BH
A cirurgia de implante dentário geralmente é uma cirurgia ambulatorial feita em etapas, com tempo de cura entre os procedimentos. O processo de colocação de um implante dentário envolve várias etapas:
- Remova o dente danificado.
- Preparar o maxilar, também chamado de enxerto, quando necessário.
- Coloque o implante dentário.
- Permitir o crescimento e a cura dos ossos.
- Coloque o pilar.
- Coloque dente artificial.
O processo todo pode levar muitos meses do início ao fim. Boa parte desse tempo é para a cura e espera pelo crescimento de osso novo no seu maxilar. Dependendo da sua situação, do procedimento específico feito e dos materiais usados, certas etapas podem às vezes ser combinadas.
Quando é necessário enxerto ósseo
Se o seu maxilar não for grosso o suficiente ou for muito mole, você pode precisar de enxerto ósseo antes de poder fazer a cirurgia de implante dentário. Isso ocorre porque a poderosa ação de mastigação da sua boca coloca grande pressão no seu osso. Se o seu osso não puder suportar o implante, a cirurgia provavelmente falhará. Um enxerto ósseo pode criar uma base mais sólida para o implante.
Seu dentista pode usar vários materiais de enxerto ósseo para reconstruir seu maxilar. As opções podem incluir um enxerto ósseo natural, como de outro local do seu corpo. Outra opção é um enxerto ósseo sintético, como um material substituto ósseo que pode fornecer mais suporte para o crescimento de um novo osso. Outras opções incluem osso de um doador humano ou de uma fonte animal. Converse com seu dentista sobre qual opção é melhor para você.
Pode levar vários meses para que o osso transplantado cresça osso novo o suficiente para suportar um implante dentário. Em alguns casos, você pode precisar apenas de um pequeno enxerto ósseo. Se esse for o caso, seu especialista odontológico pode fazê-lo ao mesmo tempo que a cirurgia de implante. A condição do seu maxilar determina como proceder.
Colocação do implante dentário
Durante a cirurgia para colocar o implante dentário, seu cirurgião faz um corte para abrir sua gengiva e expor o osso. Então seu cirurgião perfura furos no osso onde o pino de metal do implante dentário será colocado. Como o pino servirá como raiz do dente, ele é implantado profundamente no osso.
Neste ponto, você ainda terá um espaço onde seu dente está faltando. Um tipo de dentadura parcial e temporária pode ser colocada para aparência, se necessário. Você pode remover esta dentadura para limpeza e enquanto dorme.
Aguardando o crescimento ósseo
Uma vez que o cirurgião coloca o pino de implante de metal em seu maxilar, a osseointegração começa. Osseointegração é o processo de formação de uma conexão entre o osso e o implante. Durante esse processo, o maxilar cresce e se junta à superfície do implante dentário. Esse processo ajuda a fornecer uma base sólida para seu novo dente artificial — assim como as raízes fazem para seus dentes naturais. O processo pode levar vários meses.
Colocação do pilar
Quando a osseointegração estiver completa, você pode precisar de mais cirurgia para colocar o pilar — a peça onde a coroa eventualmente se conecta. Normalmente, essa pequena cirurgia é feita em um ambiente ambulatorial usando medicamentos que anestesiam a área trabalhada.
- Para colocar o pilar, seu cirurgião:
- Reabre a gengiva para expor o implante dentário.
- Fixa o pilar ao implante dentário.
- Fecha o tecido gengival ao redor, mas não sobre o pilar.
Seu cirurgião pode fixar o pilar ao pino de metal do implante dentário quando o pino for implantado. Isso significa que você não precisará de uma etapa cirúrgica extra. Mas como o pilar se projeta além da linha da gengiva, você pode vê-lo quando abrir a boca. Ficará assim até que seu cirurgião conclua a substituição do dente. Algumas pessoas não gostam da aparência e preferem um procedimento separado para colocar o pilar.
Depois que o cirurgião colocar o pilar, suas gengivas devem cicatrizar por pelo menos duas semanas antes que o dentista geral ou protesista possa fixar o dente artificial.
Escolhendo seus novos dentes artificiais
Depois que suas gengivas cicatrizarem, seu dentista geral ou protético fará mais moldes de sua boca e dentes restantes. Esses moldes são usados para fazer a coroa — seu dente artificial de aparência realista. Seu dentista geral ou protético não pode colocar a coroa até que seu maxilar esteja forte o suficiente para suportar o uso do novo dente.
Você e seu dentista ou protesista podem escolher dentes artificiais que sejam:
Removível: Este tipo é como uma dentadura removível convencional e pode ser uma dentadura parcial ou total. Ela contém dentes brancos artificiais cercados por gengiva plástica rosa. Ela é montada em uma estrutura de metal que é fixada ao pilar do implante e se encaixa firmemente no lugar. Ela pode ser facilmente removida para reparo ou limpeza diária.
Fixo: Neste tipo, um dente artificial é permanentemente parafusado ou cimentado em um pilar de implante individual. Você não pode retirar o dente para limpeza ou para dormir. Na maioria das vezes, cada coroa é fixada em seu próprio implante dentário. Mas como os implantes são muito fortes, um implante pode substituir vários dentes se esses dentes forem unidos por uma ponte.
Ou os dentes artificiais podem ser uma mistura de removíveis e fixos.
Após o procedimento
Quer você tenha feito uma cirurgia de implante dentário em uma ou mais etapas, você pode sentir algum desconforto, como:
- Inchaço das gengivas e do rosto.
- Hematomas na pele e nas gengivas.
- Dor no local do implante.
- Sangramento leve.
Você pode precisar de analgésicos ou antibióticos após a cirurgia de implante dentário. Se o inchaço, a dor ou qualquer outro problema piorar nos dias após a cirurgia, entre em contato com seu cirurgião.
Após cada estágio da cirurgia, você pode precisar comer alimentos macios enquanto o local cirúrgico cicatriza. Seu cirurgião provavelmente usará pontos que se dissolvem sozinhos. Se seus pontos não se dissolverem sozinhos, eles serão removidos em futuras visitas de acompanhamento.
Resultados
A maioria dos implantes dentários é bem-sucedida. Mas às vezes o osso não consegue se fundir o suficiente ao implante de metal. Por exemplo, fumar pode desempenhar um papel na falha do implante e das complicações.
Se o osso não fundir o suficiente, o implante é removido e o osso é limpo. Então você pode tentar o procedimento novamente em cerca de três meses.
Você pode ajudar seu trabalho odontológico — e o resto dos seus dentes naturais — a durar mais se você:
- Mantenha seus dentes e gengivas limpos. Assim como com seus dentes naturais, mantenha implantes, dentes artificiais e tecido gengival limpos. Uma escova especialmente projetada, como uma escova interdental que desliza entre os dentes, pode ajudar a limpar os cantos e fendas ao redor dos dentes, gengivas e pinos de metal.
- Consulte seu dentista regularmente. Agende exames dentários para garantir que seus implantes estejam saudáveis e funcionando corretamente. Siga o conselho do seu dentista para limpezas profissionais.
- Evite hábitos prejudiciais. Não mastigue itens duros, como gelo e balas duras, que podem quebrar suas coroas ou seus dentes naturais. Fique longe de produtos de tabaco e cafeína que mancham os dentes. Faça tratamento se você range os dentes.
Na Hitoshi Odontologia, entendemos que cuidar do sorriso vai além da estética; é sobre recuperar a autoestima e viver com mais qualidade. Se você tiver dúvidas sobre implantes prematuros, nossa equipe está pronta para oferecer o suporte e o atendimento que você merece.
Transforme seu sorriso! Agende agora uma consulta em nossa clínica odontológica no Bairro Padre Eustáquio, BH: www.dentistasembh.com.br.