Goiânia tem vivido um caos na saúde pública e após ao menos quatro mortes de pacientes que esperavam por vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi criado um gabinete de crise.
O trabalho é liderado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e a equipe de transição do prefeito eleito da capital, Sandro Mabel.
Crise de UTIs em Goiânia
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, houve redução no número de leitos, o que ocasionou os problemas. Para ele, criação do gabinete, neste momento, é a única forma de oferecer a população de Goiânia uma resposta eficiente, com gestão contínua dos recursos e atendimento às necessidades dos pacientes.
“Houve redução do número de leitos que resultou em uma desproporção entre a demanda por internações e a capacidade de atendimentos nos hospitais da capital”, disse.
A equipe do gabinete de crise dará início aos trabalhos com um diagnóstico detalhado sobre as condições das unidades de urgência e emergência do município. Essas informações serão uma base para o desenvolvimento de um sistema, elaborado pela equipe técnica da SES, que permitirá a atualização contínua e em tempo real dos dados, acessíveis à população e à imprensa.
O mapeamento visa apresentar um panorama completo das unidades de saúde municipais, com o objetivo de garantir que os pacientes recebam atendimento adequado desde o primeiro contato com o Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, busca-se prevenir a evolução para casos mais graves que exigem internação em UTI, evitando a sobrecarga da rede municipal.
Paralelamente, a SES buscará o apoio do Ministério Público de Goiás (MP-GO) para garantir que a Prefeitura de Goiânia regularize os pagamentos pendentes a fornecedores e intervenha de serviços
Com os dados coletados, a SES desenvolverá um painel observatório, semelhante ao utilizado durante a crise da dengue, para monitorar as solicitações e ocupação de leitos de UTI em Goiânia e em todo o estado. O sistema será atualizado em tempo real e dividido em quatro blocos de informações.
O Complexo Regulador Estadual (CRE) acompanhará os pedidos de internação em UTIs vindos de Goiânia e de todo o estado, detalhando a evolução por diagnóstico (CID) e especialidade, bem como as autorizações de internações/transferência e destino dos pacientes nas unidades sob gestão estadual.