As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantes (Fies), podem ser realizadas até nesta sexta-feira (29).
Aos que desejam se inscrever, basta acessar o Portal Acesso único ao Ensino Superior, no módulo Fies.
Inscrições no FIES
As vagas remanescentes são aquelas que, por diferentes motivos, não foram ocupadas durante as etapas regulares do processo seletivo do FIES. Isso pode acontecer por desistência de candidatos aprovados, documentação inadequada ou outros fatores que levam à liberação de vagas.
Sendo assim, esse tipo de seleção é considerado uma segunda oportunidade para quem atendeu aos critérios do programa, mas ainda não conseguiu a aprovação inicial.
Porém, para se candidatar às vagas, o estudante deve cumprir alguns requisitos estipulados pelo Ministério da Educação (MEC). Como por exemplo, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação.
Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Como funciona o FIES
O FIES é um programa que auxilia milhares de brasileiros que desejam alcançar o ensino superior sem comprometer sua situação financeira.
Com condições acessíveis de pagamento e taxas de juros reduzidas, o programa facilita o acesso a cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
Pelo Fies Social, criado neste ano para atender às necessidades de estudantes de baixa renda, terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes os estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa da família, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Na ocasião, o financiamento poderá ser pago por meio do débito na conta corrente ou poupança do estudante.
Para mais informações sobre o FIES, pode ser consultado o site oficial da Caixa Econômica Federal, na qual é a instituição operadora e agente financeira do fundo governamental.