A Polícia Civil de Goiás deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (27) para apurar crimes de lavagem de dinheiro e apreendeu veículos de luxo, em Goiânia.
Conforme as investigações, uma suposta associação criminosa utilizava empresas fictícias para oferecer empréstimos fraudulentos às vítimas.
Suspeitos de lavagem de dinheiro
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão e outros quatro de busca e apreensão na capital e na Região Metropolitana.
Com base no delegado responsável pelo caso, Gil Bathaus, os criminosos engavam as vítimas com promessas de empréstimos e posteriormente as extorquiam com juros abusivos e com ameaças.
“As vítimas eram ameaçadas de forma bastante grave, os criminosos tomavam carro, casa e algumas pessoas tiveram que mudar de casa. Em um dos casos, uma mulher teve que prostitui para quitar a dívida, pois essa associação estava ameaçando o filho dessa vítima”, disse o delegado durante coletiva de imprensa.
Na ocasião, os criminosos divulgavam os empréstimos fraudulentos por meio de panfletos e nas redes sociais.
- Cidades: “Polícia de Goiás é brava”, diz Ratinho a Caiado em gravação de Natal de Gusttavo Lima no SBT
A polícia ainda informou que a prisão desta operação foi do líder do grupo criminoso e que apreendeu bens e valores pertencentes aos investigados, incluindo veículos que são avaliados em R$ 1,5 milhão.
Na primeira fase da operação, que foi realizada anteriormente, outras quatro pessoas foram presas, sendo que um dos suspeitos foi encontrado com cinco quilos de cocaína pura, 25 quilos de insumos, além de prensas e outros equipamentos utilizados na produção de drogas.