A população que precisa de atendimento especializado do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), agora poderá recorrer às agências do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.
Na ocasião, solicitação de aposentadoria, pensão, auxílio e requerimentos a serem analisados pelo INSS, estão entre os serviços que serão prestados.
Atendimento para usuários do INSS
Os serviços começarão a ser prestados no dia 2 de dezembro. A iniciativa visa a facilitar o acesso dos usuários aos benefícios do INSS, auxiliando principalmente as pessoas idosas, que têm mais dificuldade de lidar com os processos digitais pelos quais tramitam os requerimentos.
“Numa realidade em que as pessoas cada vez mais interagem com máquinas, o calor humano é insubstituível. Portanto, pensando nessas pessoas que trabalharam anos a fio para construir o nosso país e as instituições, agora podemos dar a elas essa dignidade, com esses atendimentos”, disse secretário da Fazenda, Einstein Paniago, que representou o prefeito Vilmar Mariano na assinatura do termo.
Com base no secretário executivo da Fazenda de Aparecida, Paulo Borges Campos, os servidores começam na próxima semana os treinamentos para atender os usuários.
“Os serviços devem ser ampliados nos próximos meses, garantindo uma cobertura maior das necessidades e entregando mais comodidade às pessoas que precisam de um atendimento junto ao INSS”, destacou o secretário.
Por sua vez, Wirley Castro Vargas, gerente executivo do INSS, alegou que a cooperação com a Prefeitura de Aparecida será determinante para diminuir na cidade o número de requerimentos negados. Segundo o gestor, parte considerável dessas negativas ocorre por falta de orientação a quem tem direito aos benefícios.
“Muitas das vezes, o INSS tem que negar o benefício não porque a pessoa não tem direito, mas por falta dos documentos que têm de ser apresentados”, ponderou.
- Cidades: Estudante é esfaqueado na porta de escola em Aparecida de Goiânia
- Política: Taxa para veículos de turistas pode ser implantada em Caldas Novas; veja valores