Um vazamento de amônia em um frigorífico deixou três funcionários feridos na manhã deste sábado (23), em Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma válvula se rompeu e causou o vazamento no local, que precisou ser esvaziado pois estava em horário de expediente.
Vítimas do vazamento de amônia em frigorífico
O capitão dos Bombeiros Ailton Pinheiro de Araújo destacou que das três vítimas identificadas, apenas uma estava no local quando as equipes chegaram. As outras duas foram transportadas por terceiros para a unidade de saúde.
Conforme a corporação, o homem atendido, de 35 anos, estava inconsciente, com sinais de intoxicação e lesões no corpo, sendo queimaduras no pescoço, membro superior esquerdo e tórax. Ele foi diretamente atingido pelo gás.
Segundo o capitão, o homem estava em um espaço confinado e foi retirado do local pela equipe da empresa.
Após a realização dos procedimentos de primeiros socorros, o homem foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Ainda conforme os bombeiros, o vazamento já havia sido contido quando as equipes chegaram ao local. A empresa realizou o resfriamento e fez orientações sobre manutenção e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Em nota, a Beauvallet Brasil se manifestou sobre o ocorrido. Confira a íntegra:
“Informamos que na manhã deste sábado, 23 de novembro, por volta das 8h00, ocorreu o rompimento de uma das tubulações de amônia durante a manutenção da Câmara 6 da unidade Beauvallet Brasil, em Inhumas.
Infelizmente, dois colaboradores que realizavam a manutenção na Câmara 6 de produção, com todos os EPIs de segurança devidamente em acordo, foram atingidos quando um dos canos de amônia se rompeu durante a manutenção.
Imediatamente houve a evacuação dos setores atingidos, realizado os primeiros socorros aos colaboradores que estavam no local e a rápida contenção do vazamento até chegada do Corpo de Bombeiros.
Quatro pessoas, sendo duas colaboradoras que estavam próximas do local, também foram prontamente atendidas, levadas até a UPA e passam bem. Um dos colaboradores que realizava a manutenção passou mal, mas passa bem. Contudo, lamentavelmente, um colaborador que também estava na manutenção chegou a ser atingido diretamente pelo produto químico e encontra-se hospitalizado.
Informamos que todas as diligências foram cumpridas o problema do vazamento sanado e, neste momento, nossa primeira preocupação é com a rápida recuperação dos nossos colegas. Nossa equipe, incluindo um médico, continua acompanhando o estado de saúde do colaborador em estado mais grave, em Goiânia.
Lamentamos profundamente pelo incidente e estamos em total atenção e oração pela rápida recuperação dos nossos colaboradores.”