A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Goiás (FICCO/Goiás), com o apoio da Polícia Militar do Estado de Goiás, deflagrou na manhã desta sexta-feira (22) uma operação com o intuito de obter novos elementos de prova para desarticular um grupo criminoso envolvido em atividades ilícitas, em especial a lavagem de dinheiro.
Ao todo, cerca de 80 Policias Federais, com apoio operacional da ROTAM e PMGO, estão cumprindo 14 mandados judiciais de busca e apreensão, nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Porto Velho/RO, Pontes de Lacerda/MT e Caucaia/CE.
Suspeitos de lavagem de dinheiro
As investigações tiveram início em abril deste ano, com o objetivo de apurar a denúncia de que um grupo de indivíduos com antecedentes criminais, teria movimentado grandes somas de dinheiro sem justificativa legal.
A análise das transações financeiras ainda revela que os investigados estariam ocultando e dissimulando valores por meio de uma complexa rede de movimentações entre contas de pessoas físicas e jurídicas, incluindo a utilização de intermediários, como familiares e até mesmo ex-companheiros.
- Mercado de trabalho: Prefeitura em Goiás abre concurso com 80 vagas e salários de até R$ 8 mil; veja
A operação foi nomeada como “Spettro”, pois faz alusão à palavra “fantasma”, em italiano, em referência a empresas de fachada, popularmente conhecidas como “empresas fantasmas”, que são constituídas apenas para fins criminais.
A FICCO/Goiás é uma junção de esforços entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal e possui como objetivo reprimir as ações de grupos criminosos no Estado de Goiás.