O Procon Goiás apreendeu mais de meia tonelada de carne estragada no açougue de um supermercado na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.
A ação foi realizada nesta semana, na terça-feira (19), após a denúncia de um consumidor do local.
Carne estragada apreendida em supermercado
De acordo com o Procon, no local foram encontrados mais de 460 quilos de carnes, principalmente bovina, sem informações de data de vencimento ou corte, e algumas com cor escurecida.
Além disso, também havia carne de peixe sem informação de origem e sem selo de conformidade dos órgãos competentes.
No local os agentes ainda encontraram peças de frango descongeladas, sendo comercializadas no balcão, quando deveriam ser vendidas congeladas. Também não foram localizadas informações sobre a data de descongelamento dos produtos.
Conforme o Procon, os fiscais também encontraram muitas moscas em diversos espaços do supermercado, juntamente com as carnes.
Diante dos fatos, o supermercado foi autuado por colocar à venda produtos impróprios, que podem comprometer a saúde dos consumidores.
As vendas no açougue foram suspensas de maneira cautelar e temporária para higienização do local. O estabelecimento tem 20 dias para apresentar defesa.
O Portal Dia não conseguiu contato com o estabelecimento para um posicionamento. O espaço segue aberto para manifestação.
Recomendação
A recomendação do Procon Goiás é que os consumidores sempre estejam atentos ao adquirir produtos em supermercados, observando o prazo de validade, condições de armazenamento e higiene do local.
Além disso, no caso de carnes, é preciso observar se o produto conta com selos de inspeção e o aspecto da carne, que precisa ter consistência firme, sem escurecimento ou manchas esverdeadas.
Denúncias e informações podem ser enviadas para os canais do Procon Goiás, pelo telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior), ou Procon Web.