A segurança nos presídios em Goiás, geridos pela Diretoria-Geral de Polícia Penal, será reforçada neste final de ano. A Operação Dominatus teve início nesta quinta-feira (21).
De acordo com a Polícia Penal de Goiás, o objetivo é “garantir um ambiente controlado, em que a violação dos direitos humanos dos detentos e a manutenção da ordem possam ser plenamente respeitadas”.
A ação será realizada em Goiânia e nas unidades prisionais do interior do Estado.
- Golpe de Estado: PF mira militares suspeitos de planejar matar Lula, Alckmin e Moraes; há mandados em Goiás
Reforço na segurança nos presídios em Goiás
A operação será realizada até o dia 5 de janeiro, pois os meses de novembro e dezembro são considerados meses críticos para a segurança prisional, devido as festividades de fim de ano.
Durante estes 45 dias de operação, dentre as diversas medidas a serem adotadas há destaque para o aumento do efetivo de servidores nas unidades prisionais e intensificação das operações de revistas (gerais e estruturais).
Além disso, haverá também aumento do patrulhamento nas imediações dos presídios e de abordagens dos reeducandos monitorados com equipamento eletrônico.
“De forma abrangente, a Operação Dominatus objetiva assegurar o monitoramento, a segurança, a estabilidade e o controle de todo o sistema prisional goiano, utilizando uma abordagem integrada que envolve ações preventivas e reativas. Promoveremos um ambiente seguro e controlado para os servidores, presos e população em geral”, explica o diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires.
Conforme o diretor-geral, historicamente o final de ano é o período em que os presos mais tentam subverter a ordem, disciplina e segurança.
“Temos a plena certeza de que, com esta operação, vamos manter os excelentes índices de controle da criminalidade alcançados pela Segurança Pública de Goiás nos últimos anos”, afirma Josimar Pires.