Goiás tem alerta ativo para possibilidade de fortes chuvas e previsão de frente fria nos próximos dias, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
A frente fria entra pela região sudoeste do Brasil, favorecendo a formação de chuvas e tempestades, embora irregulares.
De acordo com a previsão do tempo, o volume de chuvas pode variar de 20 a 50 milímetros (mm) por dia, com ventania que pode alcançar velocidade de até 60 km/h.
Nesta quinta (21), Goiânia deve registrar máxima de 32ºC e mínima de 23ºC, com volume de chuvas de 1,3 milímetros. A umidade relativa do ar deve ficar entre 55% a 98%.
A previsão é que as chuvas se intensifiquem durante o final de semana, a partir de sexta-feira (22). Em Goiânia, o volume de chuvas deve ser de até 9,9 mm. O alerta prevê ainda tempestades com raios e rajadas de vento.
Previsão do tempo
Apesar da previsão de chuvas e frente fria, a temperatura pode continuar alta em algumas localidades em determinados horários do dia.
As regiões norte e oeste de Goiás devem ter as maiores temperaturas, com máxima de 34ºC e mínima de 22ºC, com chuvas de até 30 mm no norte e 35 mm no oeste.
Na região leste, a máxima deve ser de 33ºC, com mínima de 17ºC, a mais baixa do estado. O volume de chuvas deve chegar a 30 mm.
Já nas regiões sudoeste, central e sul a mínima pode chegar a 19ºC e máxima a 32ºC, com volume de chuvas variando entre 45 mm na região sudoeste, e 40 mm no sul e centro.
Chuvas em novembro
Segundo o Cimehgo, o índice de chuvas em novembro deste ano, em Goiânia, pode superar os registros dos últimos 43 anos, considerando o mesmo período.
Até a manhã de quarta-feira (20), o acumulado de chuvas chegou a 351,9 mm, mais que o dobro do registrado em novembro de 2023, que foi de 157,4 mm.
O acumulado é semelhante ao verificado em 2021, quando foi registrado 358,4 mm, o maior desde novembro de 1981, quando o volume registrado foi de 382,4 mm.