O piloto de 28 anos que morreu após o avião em que pilotava cair em uma lavoura e cana-de-açúcar, nesta quarta-feira (20), era Natural de São Paulo e trabalhava em uma empresa de aviação agrícola há seis meses.
Segundo a família, João Pontes, morava em Quirinópolis com a companheira.
Queda de avião
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião caiu após bater em cabo para-raios. Os bombeiros que atenderam a ocorrência relataram que o avião caiu a aproximadamente 1 km da cabeceira da pista de pouso.
Com base na corporação, a aeronave pegou fogo após o acidente, porém não ocasionou explosões. Devido ao impacto, o avião ficou completamente destruído, com o pouso virado para cima.
Por meio de nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foram acionados para realizar a perícia e verificar a causa do acidente.
Confira a nota completa
“Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Brasília (DF), foram acionados, nesta quarta-feira (20/11), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-DRB, em Quirinópolis (GO).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER, por meio do site do CENIPA.
O CENIPA destaca ainda que é por meio da emissão e publicação do Relatório Final que se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).
A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
O CENIPA tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram”.