A cidade de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, decretou estado de calamidade pública devido os estragos na cidade causados pelas chuvas intensas nesta semana.
Conforme a prefeitura, a água da chuva invadiu casas, arrastrou eletrodomésticos, alagou vias, derrubou árvores e até abriu crateras em alguns pontos.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), na última segunda-feira (11) foram registrados 78,6 milímetros de chuvas na cidade. Na terça-feira (12), mais 12,8 milímetros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para região, com possibilidade de 30 a 60 milímetros de chuvas por hora ou acumulado de 50 a 100 milímetros por dia.
A previsão ainda indica possibilidade de um volume maior de chuvas entre esta quarta (13) e quinta (14).
Situação de calamidade pública
O decreto de calamidade pública foi assinado pelo prefeito nessa terça-feira (12) e é válido por 60 dias.
Entre as medidas adotadas está a dispensa de licitação para contratos de compra de bens essenciais à prestação de serviços e para obras de reconstrução dos locais danificados.
Além disso, também ficam previstas indenizações em caso de furtos, permissão para entrada em imóveis sob risco iminente, para prestação de socorro e determinação de esvaziamento; e uso de propriedades particulares para a segurança e proteção da população, caso necessário.
O documento ainda prevê a mobilização de todos os órgãos municipais para trabalhar em conjunto com a Defesa Civil, visando resposta imediata e recuperação das áreas afetadas.
Também está autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, assim como a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.
Ver essa foto no Instagram
Na última semana, a prefeitura já havia emitido um alerta de inundação, orientando a saída de moradores que morem próximos a rios, córregos e áreas com histórico de alagamentos.