A partir de segunda-feira (11), a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria da Fazenda, dará início ao período de recadastramento imobiliário voluntário.
O prazo se estenderá até 13 de dezembro e pode ser feito de forma online. Conforme estimativa da prefeitura, cerca de 70 mil imóveis devem ter informações atualizadas.
Como fazer o recadastramento imobiliário voluntário
O objetivo do serviço é atualizar os dados cadastrais de imóveis urbanos que passaram por reformas, modificações ou acréscimos na área construída, independentemente de terem aumentado a área ou apenas alterado suas características.
Os contribuintes que desejarem verificar se há necessidade de atualização deverão acessar o site da Prefeitura, onde está disponível um mapa digital.
A consulta pode ser feita utilizando o Código de Cadastro de Imóvel (CCI), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o nome do proprietário. O mapa indicará se existe alguma divergência entre a área construída registrada na base de dados municipal e a edificação atual do imóvel.
O contribuinte pode aderir ao recadastramento diretamente no site da Prefeitura de Aparecida ou presencialmente em uma das agências do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da cidade, caso sejam identificadas divergências. Para realizar a adesão online, é preciso seguir os passos abaixo:
- Acesse o site aparecida.go.gov.br;
- No canto superior direito, clique no botão “Serviços”;
- Escolha a opção “Serviços ao Cidadão”;
- Em seguida, selecione “Recadastramento Imobiliário“.
Segundo a prefeitura, quem participar do programa poderá ter descontos progressivos sobre o valor acrescido do IPTU, sendo 75% no exercício de 2025, 50% em 2026 e 25% em 2027.