Os estudantes de Goiás que farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (10), devem se preparar para possibilidade de fortes chuvas em todo o estado.
Conforme o alerta do Centro e Informações Metereológicas e Hidrológicas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o avanço de uma frente fria deve ocasionar algumas tempestades.
“Para quem vai fazer a prova do Enem, é tentar chegar um pouco mais cedo, porque essas chuvas podem atrapalhar o seu deslocamento até o local de prova. Pode ter alagamento, transbordamento de mananciais”, alerta André Amorim, gerente do órgão.
Alerta de tempestades
Com base no gerente do Semad, a população deve esperar precipitações mais intensas a partir desta sexta-feira (8) e no próximos dias, com chuva com mais de 100 milímetros.
Além disso, a previsão ainda aponta para rajadas de vento e raios, motivo pelo qual a população deve estar atenta.
“Essa frente fria sai do Sul do país e se desloca pela região sudeste do Brasil, na altura de São Paulo e Minas Gerais. E, com isso, favorecendo a formação de um corredor de umidade. Nós estamos ligando a região Norte, a região amazônica, com umidade que passa sobre o Estado de Goiás”, explica André Amorim.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso meteorológico laranja, que indica perigo devido às chuvas intensas em toda a área dos estados de Goiás, de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e Distrito Federal, além de parte do Tocantins, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, na região central de Minas Gerais, no extremo oeste baiano, no centro-sul amazonense e oeste catarinense, e região metropolitana do Rio de Janeiro.
- Cidades: ‘Maníaco sexual’ é preso suspeito de abusar de vítimas após oferecer vida de luxo como ‘sugar daddy’
Prova do Enem
Neste domingo, os candidatos que realizarão a prova do Enem responderão questões de ciências da natureza, química, física e biologia e matemática. A abertura dos portões será ao meio-dia e o fechamento será às 13h.
Em Goiás, mais de 150 mil candidatos estão inscritos para fazer o Enem. Deste total, 31,5%, sendo 47.541 inscritos, são de participantes que já concluíram o ensino médio e aproximadamente 34,3 mil inscrições foram de de estudantes do 1º e 2º ano, e 1,1 mil foram de candidatos que não estão cursando o ensino médio, masque desejam fazer o exame como trerneiro, para avaliação pessoal.