A Polícia Civil de Goiás apreendeu aproximadamente 500 quilos de cocaína que estava sendo transportada em um ônibus da Prefeitura de Novo Planalto.
Conforme a corporação, a droga foi avaliada em cerca de R$ 40 milhões. A apreensão foi realizada nessa segunda-feira (4).
Segundo a PCGO, o ônibus foi abordado dentro de uma oficina mecânica às margens da BR-153, em Porangatu, na região norte do estado.
Um policial civil de folga teria notado movimentações suspeitas em torno do veículo e acionou o Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri), que de imediato empreendeu diligências para apurar os fatos.
No local, a equipe policial avistou quatro homens de nacionalidades distintas, sendo bolivianos, colombianos e peruanos, descarregando diversas malas do ônibus para um carro de passeio.
Ao realizar a abordagem dos suspeitos, os policiais encontraram diversos entorpecentes escondidos em compartimentos ocultos no interior do ônibus e dentro do veículo de passeio, o qual seria utilizado para o transporte da droga.
No total, foram apreendidas cerca de meia tonelada de pasta base de cocaína. As investigações preliminares apontam que a droga seria transportada para o Estado de São Paulo.
Além disso, a polícia apreendeu o veículo de passeio e uma van que já estava com as poltronas removidas para o transporte da droga. Também foi efetuada a prisão em flagrante de cinco suspeitos de integrarem organização criminosa voltada ao tráfico de drogas.
Prefeitura em Goiás se manifesta sobre droga transportada em ônibus
Em nota, a Prefeitura de Novo Planalto destacou que o ônibus apreendido com as drogas foi doado pela Receita Federal em 2022. Além disso, apontou que está colaborando com as autoridades policiais e disse que inspecionará outros veículos da frota para evitar casos semelhantes. Veja a íntegra:
“A Prefeitura de Novo Planalto vem a público se pronunciar sobre a apreensão de drogas ocorrida nesta manhã (4), que envolveu um ônibus pertencente ao Município.
A Administração Municipal informa que o veículo foi doado ao Município de Novo Planalto pela Receita Federal do Brasil em 2022. Antes da doação, o ônibus passou por inspeções da Receita e pelo Município durante as manutenções realizadas, sem que nenhum objeto ilícito tenha sido encontrado em sua posse.
O Município de Novo Planalto está à disposição das autoridades policiais para esclarecer o caso e realizará inspeções em outros veículos da frota Municipal, a fim de prevenir ocorrências semelhantes.”.