Quatro cidades em Goiás estão enfrentando surto de gripe, conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO).
Os casos foram detectados em escolas e instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
A capital do estado é a cidade com o maior número de casos, totalizando 40. Aparecida vem em seguida, com 38. Rio Verde tem 17 e Ivolândia, 3.
Conforme a SES-GO, o cenário é considerado surto quando há mais de dois casos registrados na mesma localidade.
Gripe em Goiás
Dados da SES-GO mostram que já foram notificados 6.010 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano, das quais 631 resultaram em morte.
Dos casos registrados, 731 foram causados pelo vírus Influenza, sendo 369 por Influenza A/ não subtipado, 246 por Influenza A/ H1N1, 81 por Influenza A/H3N2 e 35 por Influenza B. Além disso, a maioria dos casos ocorreu em crianças menores de 2 anos e idosos.
Já em relação as mortes por Influenza, foram confirmadas 94, sendo 47 causadas pelo vírus Influenza A/ H1N1, 30 por Influenza A/ não subtipado, 14 por Influenza A/H3N2 e 3 por influenza B. A maioria das vítimas fatais são idosos.
Prevenção
A Superintendência de Vigilância em Saúde tem alertado a população sobre a importância da vacinação, especialmente de forma preventiva contra a gripe.
Atualmente, a cobertura vacinal do estado está em apenas 45,37%, abaixo do que o recomendado pelo Ministério da Saúde, que é 90%.
A imunização está disponível para toda população acima dos seis meses. O reforço da vacina também é importante para aumentar a proteção e diminuir o risco de doença.
- Alto grau de periculosidade: Andarilho preso em Goiás já matou ao menos 10 pessoas