Esta semana em Goiás deve ser marcada por variação entre temperaturas elevadas e tempestades, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Isso acontece devido a combinação entre valor e umidade, que favorecerá as pancadas de chuvas irregulares no estado.
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, as temperaturas deverão variar conforme a região, mas no centro-sul deve ficar abafado, pois é o que contribui para a formação de áreas de instabilidade.
Desta forma, no centro-sul, que inclui a capital do estado, as temperaturas devem ficar entre 31ºC e 32ºC. Já na região oeste, em Araguapaz por exemplo, a temperatura deve ser um pouco maior, na casa dos 34ºC. Na região norte, em Porangatu, a máxima deve ser mais elevada, podendo chegar a 35ºC.
- Eleições 2024: Mabel é eleito prefeito de Goiânia com mais de 55% dos votos
Apesar disso, as chuvas se manterão presentes, podendo ser volumosas em algumas localidades, no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas.
Segundo o órgão, as chuvas podem chegar a 30 milímetros por hora ou 60 milímetros por dias, com rajadas de vente entre 40 e 60 km/h.
Tempestades em Goiás
Durante o fim de semana, a chuva causou alguns transtornos no estado, especialmente na noite de domingo (27), em Goiânia.
Conforme o Cimehgo, chegou a chover 78 milímetros no Jardim América e 69 milímetros no Parque Amazônia.
A quantidade de chuvas foi tamanha que o córrego da Marginal Botafogo chegou a transbordar. No local, um carro ficou parcialmente submerso.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o trânsito foi interditado nos dois sentidos para limpeza das pistas.
O Cimehgo ainda detalhou que o somente em Goiânia já foram registrados 353 milímetros de chuvas em outubro. O mês já é o com maior quantidade de chuva acumulada na capital em 2024.
De acordo com o Climatempo, outubro de 2024 já é o sexto outubro com maior quantidade de chuva em Goiânia, pelo menos desde 1961. Porém, com previsão de mais pancadas de chuva até o final do mês, e algumas poderão ser fortes, outubro de 2024 poderá terminar como sendo o quinto ou quarto outubro mais chuvoso na capital de Goiás desde 1961.