Foram entregues na manhã desta segunda-feira (14), 132 novos ônibus do transporte coletivo que vão operar na Região Metropolitana de Goiânia.
De acordo com o governador Ronaldo Caiado (UB), a tarifa não sofrerá reajuste, permanecendo em R$ 4,30, valor praticado há cerca de seis anos.
A nova frota entra em operação a partir de terça-feira (15), de forma gradual, até sexta-feira (18). A expectativa é que os novos ônibus beneficiem diretamente mais de 88 mil usuários.
Esta é a segunda remessa entregue, totalizando 200 novos veículos dentro do projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). Em agosto, foram destinados outros 68 ônibus ao Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste.
O investimento totalizou R$ 230 milhões, compartilhado entre Governo do Estado, municípios e concessionárias.
Novos ônibus do transporte coletivo
De acordo com o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, toda a frota tem ar-condicionado, câmera de segurança, wi-fi, carregador e botão do pânico. Além disso, cerca de 10% é elétrica e o restante no padrão Euro 6, com baixa emissão de carbono.
Conforme o secretário, a reformulação ainda inclui linhas novas, integração entre terminais e uso de novas tecnologias na bilhetagem.
Os ônibus serão classificados por cores: verde, veículo do sistema BRT – Norte-Sul e Leste-Oeste (Eixo Anhanguera); azul, linha alimentadora (REC e RIS); e cinza, rede estrutural dos corredores (RLC e RRG).
O Novo Plano Operacional da RMTC abrange Goiânia e mais 18 municípios.