Diversas cidades de Goiás podem ter chuvas intensas nesta semana, a partir desta segunda-feira (14), com possibilidade de tempestades com queda de granizo e rajadas de vento que podem atingir os 60 km/h.
A prognóstico é do boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Tempestade com granizo e vento de até 60 km/h em Goiás
O Cimehgo alerta para a formação de áreas de instabilidade que podem resultar em tempestades, com possibilidade de chuvas de 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos com rajadas entre 40 e 60 km/h e, eventualmente, quedas de granizo.
“A combinação calor e umidade irão favorecer as pancadas de chuvas irregulares, que poderão vir no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventualmente granizo.”
As regiões Norte, Central, Sudoeste e Sul do estado deverão apresentar os maiores acúmulos de chuva, com médias de 25 mm, enquanto as regiões Leste e Oeste esperam cerca de 20 mm.
Goianésia e Santa Helena são as cidades com maior previsão de chuva, estimada em 12 mm. Em seguida, Jataí, Ouvidor, Três Ranchos, Cumari, Ipameri, Formosa, Cristalina, Davinópolis, Iporá, Palmeiras de Goiás, Doverlândia e Rubiataba devem registrar 10 mm de chuvas.
Na capital, a previsão aponta para pancadas de chuva isoladas, com precipitações também de 10 mm. As temperaturas máximas devem atingir os 32°C, com umidade relativa do ar variando entre 45% e 90%.
Em Itumbiara é esperado 9mm, enquanto Anápolis, Catalão, Caiapônia, Rio Verde, Goiandira, Luziânia, Montes Claros, Flores de Goiás, Nova Aurora, Araguapaz, Aruanã e Itaberaí, tem previsão de 8 mm de chuva.
Porangatu e Firminópolis devem registrar 7 mm, seguidas por Palminópolis e Pires do Rio, com 6 mm, e Cocalzinho, com 5 mm de precipitação.