O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para tempestades, com rajadas de vento de até 60km/h e eventualmente queda de granizo, em Goiás.
A previsão é válida para esta sexta-feira (11), sábado (12) e domingo (13) e, conforme o Cimehgo, os dias terão variação de nebulosidade e risco potencial de formação de chuvas no formato de tempestade.
Previsão de tempestades
A expectativa é de chuvas de 30 mm/h ou até 50 mm/dia e a previsão ainda aponta que cidades das regiões central e sul do estado sejam as mais afetadas.
Além disso, a previsão é resultado de uma frente fria vinda da região sudoeste do país, que avançou pelo estado desde a essa última segunda-feira (7). Devido a isso, o fenômeno já ocasionou chuvas em Goiânia e em cidades do interior de Goiás com raios, granizo e ventania, na terça-feira (8).
Em Anápolis, o vento forte derrubou o muro de uma casa e deixou uma árvore caída no meio de uma avenida. Além de Goiânia, outras cidades como Hidrolândia, Anicuns, Goianira e Gouvelândia também registraram tempestades.
Fim da onda de calor
A nova frente fria irá proporcionar uma quebra na massa de ar quente que predominava no estado.
Com base no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas, que estavam sob influência de uma onda de calor, começaram a baixar.
Um exemplo disso, é que em Goiânia na última segunda-feira (7) a previsão era de máxima de 39°C, já nesta sexta-feira (11), não deve passar dos 34°C. A umidade do ar, que estava em estado de emergência, registrando índice mínimo de 10%, agora está em observação, com índices entre 35% e 80%.
- Entretenimento: Programas para fazer no Dia das Crianças na Grande Goiânia