O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou, nesta quinta-feira (10), que a aplicação de prova teórica para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará por mudanças.
A partir de agora, as avaliações serão aplicadas de maneira remota. Isso permitirá a ampliação do atendimento e redução no prazo de espera por bancas teóricas.
A fila de espera por provas teóricas em Goiás tem cerca de três mil candidatos. Atualmente, o candidato aguarda, em média, 16 dias para fazer o exame.
Prova teórica para tirar CNH
De acordo com o Detran, o candidato deverá fazer a prova sem o acompanhamento de um examinador físico, em um ambiente monitorado.
Um projeto-piloto está em funcionamento na sede da autarquia. A sala conta com baias com computadores equipados com câmeras e detectores de movimento.
As provas são videomonitoradas. Caso haja uma movimentação fora do padrão, é emitido um alerta para verificação e a prova do candidato poderá ser bloqueada.
Para atender municípios que não contam com estrutura física, órgão vai adaptar dois ônibus salas, com 16 baias cada, que realizarão as bancas de forma itinerante.
- Mercado de trabalho: Concurso dos Correios tem mais de 3,5 mil vagas e salários de até R$ 6,8 mil
A previsão é que o projeto-piloto seja ampliado para a Região Metropolitana ainda neste mês, após os ajustes necessários.
Já no interior o prazo para implementação será determinado pelas parcerias que forem estabelecidas. No entanto, a expectativa é que os exames teóricos possam ser realizados em prefeituras e unidades do Vapt Vupt.
Segundo o presidente do Detran-GO, delegado Waldir, a intenção é fazer provas todos os dias, sem burocracia e sem fila de espera.