Quase dois mil servidores comissionados e ocupantes de função de confiança foram exonerados de diversas pastas da Prefeitura de Goiânia.
A decisão foi publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial do Município (DOM) e assinada pelo prefeito Rogério Cruz, que já está fora da disputa municipal.
O decreto lista, em ordem alfabética, o nome de 1962 servidores. Na mesma edição do DOM, há mais de 400 concessões de progressões a servidores efetivos.
Os exonerados atuavam em pastas como as Secretarias de Educação, Direitos Humanos e Políticas Públicas, Meio Ambiente. Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Finanças, saúde e outras.
Entre eles estão três secretários: Eduardo Vinicius Peixoto, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh); Wesley Kennedy Amaral De Carvalho, da Secretaria Extraordinária de Modernização e Gestão de Projetos (SMGES); e Jorge Da Silva Pereira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS).
A lista completa pode ser conferida clicando aqui.
Resultado das eleições
As exonerações acontecem dois dias após o fim do 1º turno das eleições municipais. Rogério Cruz ficou em penúltimo lugar na votação, com apenas 3,14% dos votos válidos em Goiânia.
A capital goiana ainda não tem gestor definido, visto que haverá disputa pelo segundo turno no dia 27 de outubro, entre Sandro Mabel (UB) e Fred Rodrigues (PL).
Vale lembrar que, em 2022, quando a primeira-dama Thelma Cruz não foi eleita deputada estadual, também ocorreu uma exoneração em massa na prefeitura da capital. À época, houve dispensa de 1,4 mil servidores.
Em nota, a Prefeitura de Goiânia afirmou que a medida faz parte de uma reorganização da máquina pública nos últimos meses da atual gestão. Veja a íntegra:
“A Prefeitura de Goiânia informa que os decretos publicados no Diário Oficial do Município desta terça-feira (8/10) fazem parte de uma reorganização da máquina pública nos últimos meses da atual gestão. A medida reflete o compromisso em garantir o cumprimento das metas fiscais e manter a saúde financeira do Município até o final do ano. Eventuais nomeações poderão ser realizadas, caso sejam identificadas necessidades em áreas estratégicas.”