Nos próximos dias, o Brasil enfrentará um cenário climático instável, marcado pela interação de diversos sistemas meteorológicos que devem provocar chuva em grandes áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O principal fator será a presença de um cavado — uma formação alongada de baixa pressão — que, associado a uma baixa pressão na superfície e à passagem de frentes frias, manterá o padrão de chuva ao longo da semana.
O comportamento ajudará a moderar as temperaturas, trazendo alívio para o calor intenso em várias partes da faixa central do país.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último mês foi o setembro mais quente em 63 anos. Em Goiás, a capital registrou recorde de temperatura neste ano, atingindo 41,0ºC.
Tempo em Goiás
Em Goiás, o tempo também deve começar a mudar a partir desta semana, com previsão de tempestades, granizo e rajadas de vento em algumas localidades.
Conforme a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as chuvas devem ocorrer na quarta (9), especialmente no Centro-Sul do estado. A formação das áreas de instabilidade deve ocorrer devido o avanço da frente fria.
Já para esta terça-feira (8), a expectativa é que o sol ainda seja predominante no estado, com umidade do ar em nível de alerta. Entretanto, também há possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas no oeste, norte, leste e cento de Goiás.
Para o restante da semana, na quinta e sexta-feira, o Cimehgo prevê a possibilidade de chuvas irregulares no estado.