Os goianos poderão sentir um alívio na temperatura neste fim de semana. Isso porque a previsão do tempo indica possibilidade de chuva em Goiânia e algumas cidades da região sudoeste do estado.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar fria deve se aproximar da capital, trazendo chuva, granizo e rajadas de vento.
Conforme a coordenadora do Instituto, Elizabeth Alves, a massa de ar fria e úmida deve entrar pelo sudoeste do estado a partir desta sexta-feira (27), atravessando o estado até chegar na região central.
Elizabeth detalha que esta chuva é característica de primavera e, por causa do período seco e quente, favorece a maior intensidade, podendo causar a derrubada de árvores e destelhamento de casas.
Apesar da previsão, a chuva pode ser registrada de forma isolada na capital.
Segundo a especialista, as chuvas devem ser mais frequentes em outubro, mas o calor e a seca ainda devem ser predominantes, intercalando com chuvas isoladas.
- Chuva e maior temperatura do país: Goiás tem dois extremos na variação do clima
Apesar da possibilidade de chuva em Goiânia, calor permanece em algumas regiões
A capital goiana já está há mais de 150 dias sem chuvas e já registrou recordes de temperatura neste ano, em dois dias seguidos. Nesta semana, os termômetros marcaram mais de 40ºC, superando a marca de 2023, que registrou 39,3°C.
Apesar da alta temperatura, este é o recorde do ano e não da série histórica. Em outubro de 2020, a máxima na capital chegou a 41,2°C.
Segundo o ClimaTempo, as temperaturas seguem elevadas e a umidade continua registrando níveis críticos no centro-norte de Goiás e no Distrito Federal (DF).