Para aqueles em busca de diversão e boa comida no Tocantins, a sugestão é o Festival do Chambari, que chega à sua 7ª edição. O evento acontece até sábado (28), a partir das 19h30.
O festival atrai turistas de várias partes do estado e tem como objetivo valorizar a culinária tocantinense, além de impulsionar o turismo gastronômico na cidade.
Os visitantes poderão experimentar os melhores pratos doces e salgados, com opções como pastel de carne de sol com frango, chambari e purê de mandioca.
No local ainda há barracas de artesanato, bebidas, trailers de comida e brinquedos para garantir a diversão das crianças.
Além da feira gastronômica, os visitantes poderão aproveitar shows musicais e diversas atrações artísticas regionais.
Nattan será atração no Festival de Chambari
Neste sábado (28), o cantor Nattan será uma das atrações do Festival do Chambari. O artista, consagrado no cenário musical, é famoso por sucessos como “Amar na Praia” e “Tem Cabaré Essa Noite”.
A secretária de Meio Ambiente, Cultura e Turismo do município, Patrícia Nascimento, explicou que a apresentação do cantor foi viabilizada por meio de um Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério do Turismo e as instituições Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“Não houve qualquer custo para o município de Paraíso do Tocantins em decorrência dessa apresentação. Todo o financiamento e parte da organização foram garantidos pelas entidades mencionadas, assegurando que o festival se mantivesse dentro dos orçamentos e planejamento previamente estabelecidos”, afirmou.
Chambari
O chambari é um corte bovino conhecido por outras denominações, como chambaril ou ossobuco, um prato típico italiano que significa “osso furado”.
No Tocantins, o chambari é uma adaptação do ossobuco italiano: o osso é cortado horizontalmente e cozido com pimenta e temperos, sendo servido com arroz, cheiro-verde e, frequentemente, farinha de mandioca.
O chambari é retirado da coxa traseira do boi e requer um cozimento longo e lento para amolecer seu músculo e o tutano do interior do osso.
Geralmente, é preparado com uma variedade de especiarias, como ervas e pimenta, e, além de ser servido como prato principal, pode ser transformado em ragú para rechear raviolis, sanduíches e até pastéis.
Por ser um corte mais acessível e que proporciona saciedade, é comum que em várias partes do Tocantins que o prato seja consumido pela manhã, antes do início de um longo dia de trabalho.