O clima em Goiás apresentou dois extremos neste início de semana: de um lado chuva, de outro, a maior temperatura do país.
Nesta segunda-feira (16), o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para possibilidade de tempestades e rajadas de vento, especialmente na região sudoeste.
Chuva em Goiás
Na noite de domingo (15), um morador da zona rural de Cachoeira Alta registrou a queda de uma chuva fina na região.
Segundo o morador, a chuva durou cerca de 10 minutos, mas foi suficiente para refrescar um pouco o calor na região.
Conforme o Cimehgo, os equipamentos de monitoramento não registraram a chuva, mas é possível que tenha ocorrido chuviscos de baixo volume em áreas isoladas do estado, devido uma frente fria que está no oceano.
O prognóstico é que mais chuvas sejam registradas no estado ainda nesta segunda quinzena de setembro.
Maior temperatura do país
Por outro lado, a cidade de São Miguel do Araguaia, na região norte de Goiás, registrou a maior temperatura do país nesta segunda-feira (16).
As cidades da região são as mais afetadas com a falta de chuvas e o calor intenso.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Miguel do Araguaia teve máxima se 41ºC. Cidades de outros estados também tiveram temperaturas acima dos 40ºC.
- Alto Parnaíba (MA): 40,7ºC
- Formoso do Araguaia (TO): 40,6ºC
- Araguaçu (TO): 40,4ºC
- Lagoa da Confusão (TO): 40,3ºC
- Santana do Araguaia (PA): 40,3ºC
Além disso, outras cidades de Goiás também entraram no ranking das que foram afetadas com a baixa umidade do ar, sendo Goianésia, na quarta colocação e Porangatu, na sexta, com 12% e 13%, respectivamente.