Goiás realiza no próximo dia 28 de setembro um campeonato inédito de futebol de drone. As inscrições para participação já estão abertas.
O futebol de drone, que também deve ser um dos destaques da Campus Party Goiás 2024, está sendo desenvolvido dentro da Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia.
Inscrições para campeonato de futebol de drone
As inscrições para os interessados em participar do primeiro Campeonato de Drone Soccer (Futebol de Drone), podem ser feitas até o dia 20 de setembro, por meio do formulário disponível no link abre.go.gov.br/futeboldedrone.
Os interessados em participar da competição podem se inscrever como equipes ou individualmente. O campeonato será aberto à comunidade e aos estudantes da escola.
A modalidade envolve dois tempos, composta por três a cinco jogadores, que competem ao longo de três sets com duração de três minutos cada.
Os participantes controlam drones em formato de bola, e o objetivo é marcar o maior número de “gols”, que são feitos ao passar o drone por uma estrutura localizada no teto da arena, que possui 200 metros quadrados. A equipe que faz mais gols ao final dos sets vence o jogo.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, este é o primeiro campeonato nacional.
“Este será o primeiro campeonato nacional, pois a modalidade é relativamente nova e ainda não existem times representando o Brasil. Esperamos que Goiás forme a primeira equipe profissional do esporte no país. “
Uma equipe de 20 pessoas, composta por professores, técnicos e estudantes da escola, dedica-se a pesquisas, testes e treinamentos especiais para o campeonato.
Nos laboratórios da instituição, onde há impressoras 3D, equipamentos de robótica e cursos de programação, essa equipe desenvolve os drones. Esses equipamentos ganham a robustez necessária para a competição, já que, nesse torneio, os drones substituem a bola.
O professor Cleudo Edson, responsável pelos cursos e da montagem dos drones, explica que o processo envolve tanto a parte física quanto a programação, tornando-se uma importante etapa de aprendizado para os alunos.
“A construção considera os elementos indispensáveis para o desempenho do drone, como a estrutura física, motores, hélices, controladores de velocidade e de voo, bateria, energia, o controle remoto e, mesmo, a programação”, detalha ele.