O Brasil vive a pior estiagem dos últimos 44 anos. Em Goiás, já são quase cinco meses sem chuvas, o que afeta drasticamente a vazão dos rios.
Devido as altas temperaturas e os recordes de baixa umidade, o consumo de água eleva consideravelmente.
De acordo com a Saneamento de Goiás S.A. (Saneago), responsável por 90% da distribuição de água no estado, os sistemas de abastecimento operam dentro da normalidade nos 223 municípios onde ela atua. No entanto, a situação é preocupante e a recomendação à população é de uso consciente de água.
Nos últimos cinco anos, o consumo de água em Goiânia, especificamente nos meses de julho, apresentou um aumento significativo de aproximadamente 1,3 bilhão de litros. Entretanto, o volume de chuvas tem registrado uma queda contínua.
Conforme dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a capital não recebe chuvas desde o dia 25 de abril, acumulando 15 meses seguidos de recordes de altas temperaturas. Com isso, a demanda por água aumentou, enquanto os mananciais não conseguiram se recuperar proporcionalmente.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este é o nono maior período de seca registrado em Goiânia desde o início das medições em 1961. O índice atual quase dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado, quando houve 67 dias consecutivos sem chuva.
Além disso, no início de setembro, a capital também bateu recorde de baixa umidade, registrando aos menos dois dias seguidos com 7% de umidade, mais baixo que no deserto do Saara.
“Até que as chuvas retornem, é imprescindível que todos diminuam seu consumo.”, destacou a empresa.
Consumo consciente de água
A Saneago ressalta que a atual situação climática afeta diretamente o abastecimento público. Por isso, é preciso que a população faça o uso consciente de água, com recomendações como:
- Regue o jardim em horários de maior eficiência, como no início da manhã ou final da tarde.
- Verifique as instalações internas para identificar e reparar vazamentos.
- Tome banhos mais curtos.
- Use a máquina de lavar roupas apenas quando estiver com uma carga completa.
- Reaproveite a água da lavagem para outros usos na casa.
- Lave o carro somente em casos de extrema necessidade.