Goiânia inicia neste sábado (14) a campanha de vacinação antirrábica. O objetivo é prevenir cães e gatos contra a raiva, uma doença grave e de alta letalidade.
A imunização será realizada das 8h as 17h. A ação também será realizada no próximo sábado (21).
A meta da campanha é vacinar 143 mil animais, o equivalente a 80,13% da população estimada de cães e gatos em Goiânia.
Neste sábado (14), 137 pontos estarão disponíveis nos Distritos Sanitários Sul, Leste, Campinas/Centro e Norte. Já no dia 21, outros 153 pontos estarão em funcionamento nos distritos Sudoeste, Noroeste e Oeste.
Tutores com mais de 10 animais podem agendar a vacinação em casa após o dia 21, através dos números 62 3524-3131, 3524-3129 (WhatsApp) e 3524-3130 (plantão).
Além disso, durante todas as sextas do mês de setembro a vacinação estará sendo realizada nos sete distritos sanitários.
Clique e confira todos os postos de vacinação.
Campanha de vacinação antirrábica
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina antirrábica é a única forma eficaz de prevenir a propagação da raiva, que apresenta 100% de letalidade em animais. Em Goiânia, não há registro de casos de raiva humana transmitidos por cães desde 1999, e em cães desde 2000.
A vacinação é gratuita e destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade. Entretanto, animais doentes ou em tratamento com antibióticos ou anti-inflamatórios não devem ser vacinados.
“Esses animais têm uma resposta imunológica mais baixa, o que compromete a eficácia da vacina. O ideal é vaciná-los quando estiverem saudáveis ou após o fim do tratamento”, explica Murilo Reis, eesponsável pela Vigilância em Zoonoses de Goiânia.
A raiva é uma doença viral que atinge o sistema nervoso central e pode ser transmitida aos humanos pela saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também por ferimentos ou lambidas.
Em humanos, o período de incubação varia, sendo em média de 45 dias. Nos cães e gatos, o vírus é transmitido pela saliva até cinco dias antes dos sintomas surgirem, e a morte geralmente ocorre em até uma semana após o início dos sinais clínicos.
Os principais sintomas da raiva em animais incluem mudanças de comportamento, salivação excessiva, dificuldade para engolir, agressividade e, em casos mais graves, paralisia.