A Prefeitura de Goiânia autorizou a realização de concurso para o cargo de Guarda Civil Metropolitana de Terceira Classe.
Conforme o despacho publicado nessa terça-feira (10/9), no Diário Oficial do Município (DOM), ao todo serão 100 vagas para provimento imediato e 600 para a formação de cadastro de reserva. O salário inicial ofertado no concurso será de R$ 3,7 mil.
Concurso para Guarda Civil Metropolitana
Após nomeação da comissão, o processo segue para fase de avaliação das bancas examinadoras, considerando como critérios de escolha menor custo e compatibilidade com as exigências específicas do certame.
Entre essas exigências estão a faixa etária de 18 a 35 anos e a exigência de nível superior dos candidatos.
Além disso, o concurso deverá ser composto por seis etapas, incluindo prova objetiva e discursiva, avaliação médica, testes de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional.
Esse último, com carga horária mínima conforme a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, é determinante para a aprovação final dos candidatos, que devem também atender aos requisitos de frequência e aproveitamento estabelecidos.
A prefeitura afirma que desde o último concurso, realizado entre 2005 e 2006, o efetivo da GCM diminuiu de mais de 2 mil agentes para os atuais 1,1 mil. A atual gestão afirma que já investiu na corporação com a compra de 45 viaturas e 17 fuzis, além de melhorias salariais.