Uma nova onda de calor deve atingir Goiás nesta semana, a partir de quinta-feira (12), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão indica que as temperaturas máximas podem chegar na casa dos 38ºC em diversas localidades do estado.
As cidades mais afetadas pelo calor intenso serão as do sudoeste do estado, como Jataí, Rio Verde, Itumbiara e Catalão.
Apesar disso, há previsão para ligeira melhora na qualidade do ar, pois a umidade relativa deve estar com mínimas entre 15% e 20%.
De acordo com a meteorologista do Inmet, Elizabeth Ferreira, houve um pequeno declínio da temperatura na última semana, mas não foi suficiente para ser percebida no dia a dia, já que estava muito elevada.
Elizabeth explica que o que favoreceu a leve diminuição da temperatura foi a circulação da entrada de vento do oceano para o continente. Entretanto, a temperatura deve voltar a subir nesta quinta (12).
- Lotofácil da Independência: 9 apostas de Goiás acertam e levam R$ 2,3 milhões cada
A onda de calor ocorre quando as temperaturas sobem de 2ºC a 5ºC por um período prolongado. Para próxima quinta, a previsão indica que Goiânia deve registrar 36ºC, assim como Jataí, Rio Verde e Itumbiara.
Entretanto, outras cidades devem ser ainda mais quentes, como Mineiros, que deve registrar 37ºC, e São Miguel do Araguaia, que pode chegar a 38ºC.
Onda de calor exige mais cuidados com a saúde
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), é recomendado redobrar os cuidados com a saúde em períodos de calor intenso. Entre as principais recomendações estão:
- beber bastante água, mesmo sem sentir sede (sucos naturais e chás também são ótimas opções);
- evitar exposição ao sol (nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h, permanecer em ambientes frescos e ventilados);
- ao sair de casa, usar protetor solar com fator de proteção (FPS) adequado e roupas leves;
- se necessário, usar máscaras para ajudar a proteger as vias respiratórias da fumaça.
- Calor, fumaça e baixa umidade: Veja como se proteger nessa época do ano