A Polícia Civil de Goiás prendeu nesse último sábado (7), um homem de 53 anos em flagrante por maus-tratos a animais no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.
A operação que contou com o apoio do Grupo de Proteção Animal de Goiânia, resultou no resgate de cães que estavam desnutridos e aves em condições precárias.
Suspeito de maltratar animais
Durante a prisão, os policiais encontraram um cão em estado de extrema magreza em uma casa aparentemente abandonada.
Ao identificarem o responsável, retornaram ao local e encontraram o suspeito tentando esconder dois cães magros, amarrados na carroceria de sua caminhonete. Além dos cães, uma cadela e aves foram encontradas em condições de maus-tratos.
Com isso, a Superintendência de Polícia Técnico-Científica realizou a perícia, constatando que um dos cães estava caquético, correndo risco de morte, enquanto o outro apresentava feridas infeccionadas.
Ambos os animais sofriam de parasitas e doenças. As aves também estavam em condições críticas, enquanto apenas a cadela estava em um estado de saúde relativamente melhor.
Prisão
No momento da prisão, o suspeito alegou que pretendia levar os cães para tratamento na zona rural, mas foi desmentido pelos fatos, já que possuía recursos financeiros para os cuidados veterinários.
O homem foi preso em flagrante e poderá cumprir pena de até seis anos de prisão.
Por sua vez, os animais resgatados foram encaminhados para tratamento na Amparo Vet, uma clínica veterinária e ficarão sob os cuidados da ONG Alma de Patas, que posteriormente disponibilizará os cães para adoção.